Com presença de ministros do STF, Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral desembarca em Curitiba

Evento realizado na Universidade Positivo terá palestrantes como Luís Roberto Barroso e Flávio Dino

A Universidade Positivo recebe, de 12 a 15 de junho, o IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), com a presença de ministros do Superior Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento é o mais importante a debater o tema em todo o país e conta com palestras e mesas redondas de eleitoralistas, magistrados, operadores e profissionais dos setores público e privado para falar sobre eleições e Direito.

São mais de 100 palestrantes divididos em 50 painéis que se estendem por 36 horas de programação. Para o professor de Direito da Universidade Positivo, responsável pela parceria com o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Anderson Santos, reunir tantos nomes de relevância no cenário nacional é uma forma de promover discussões qualificadas sobre Direito Eleitoral. “O Congresso ganha ainda mais importância em um ano como este, em que teremos eleições municipais. Os assuntos debatidos durante o evento são fundamentais para estudantes, advogados e a população em geral”, ressalta.

O presidente do STF e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro do STF, Flávio Dino, são duas das presenças confirmadas para o evento. Entre os tópicos da programação estão a cassação de candidatos eleitos, democracia digital e violência política de gênero. As discussões são feitas por meio de palestras ou mesas redondas com mediação. “Consideramos imprescindível a participação da comunidade jurídica nesse tipo de debate porque é por meio dela que amadurecemos e aperfeiçoamos nosso regramento jurídico para tudo o que envolve a questão eleitoral”, pontua Santos. 

O advogado e presidente do Iprade, Paulo Henrique Golambiuk, destaca que o foco desta edição é propagar a ideia do protagonismo praticado pelo Direito Eleitoral no atual contexto político, social e econômico do Brasil. sobre a Ele fala sobre a importância de promover o diálogo sobre os temas atuais do direito de forma clara e aprofundada. “A missão que temos com o CBDE é comentar não apenas sobre o mundo jurídico, mas também sobre pautas como meio ambiente e urbanização. Não há debate político sem esses temas”, destaca.

Realizado simultaneamente on-line e presencial, o Congresso tem inscrições abertas para o público em geral, com ingressos a partir de R$ 299, pelo site https://cbde.iprade.com.br/  

Serviço

IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE)

De 12 a 15 de junho de 2024, no Auditório da Pós-Graduação da Universidade Positivo. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido, Curitiba-PR

Inscrições pelo site https://cbde.iprade.com.br/

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >