Com foco na equidade e no desempenho, evento oferece conteúdos estratégicos em Matemática, Língua Portuguesa e gestão escolar
Durante todo o mês de agosto, o Conecta Saeb vai preparar alunos e gestores de escolas para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previsto para o período entre 20 e 31 de outubro de 2025. Promovido pela Aprende Brasil Educação, que atende escolas municipais de todo o país, o evento é gratuito, on-line e aberto ao público.
Os estudantes de 5º e 9º ano poderão assistir a aulões de preparação para as provas de Matemática e Língua Portuguesa, de 25 a 29 de agosto. Transmitidos pelo YouTube, eles têm como objetivo relembrar e potencializar os conhecimentos já adquiridos em sala de aula. Os aulões serão conduzidos por professores especialistas nesses dois componentes curriculares. Para o gerente pedagógico da Aprende Brasil Educação, Carlos Henrique Wiens, essa é uma forma de permitir que um número maior de estudantes tenha acesso a uma preparação estratégica para o Saeb. “Queremos levar a mais pessoas alguns dos recursos aos quais nossa rede de parceiros tem acesso ao longo de todo o ano. assim, conseguimos democratizar o ensino e garantir que o Saeb seja, de fato, uma ferramenta para aumentar a qualidade do ensino público, onde está a maior parte dos estudantes brasileiros”, afirma.
Por sua vez, os gestores participam de três lives transmitidas pelo YouTube. São três palestras com diferentes temas para debater o papel da gestão escolar no acompanhamento e na busca por melhores resultados no ensino público. No dia 12 de agosto, o tema é “Entendendo o Saeb e seu papel na gestão educacional”. Na quarta-feira seguinte, 20 de agosto, é a vez de falar sobre “Estratégias de mobilização e preparação das escolas para o Saeb”. Por fim, no dia 29 de agosto, “Análise e uso dos resultados do Saeb para tomada de decisão”. Todas as lives serão realizadas das 14h às 15h. “Os três conteúdos foram cuidadosamente pensados para apoiar os gestores na utilização estratégica dos dados do Saeb, contribuindo para o planejamento de políticas públicas mais eficazes. Compreender os resultados e identificar os pontos de melhoria é o primeiro passo para implementar ações mais assertivas e alcançar avanços consistentes e duradouros”, ressalta Wiens.