Saúde

Postado no dia: 09 julho 2021

Com queda nos bancos de sangue, aplicativo busca auxiliar e incentivar doações

[flgallery id=3897 /]

Hemepar aponta queda de 44% na doação de bolsas diárias de sangue durante pandemia; app disponibiliza notificações e lembretes aos usuários

A agilidade e a praticidade dos aplicativos podem ajudar também na coleta de doações de sangue em um momento de estoques preocupantes nos centros de coleta. Lembretes das datas das próximas doações, acesso a informações sobre doadores, abertura de solicitação, lista de pedidos de doações e dúvidas frequentes são algumas das funcionalidades do Hemogram, aplicativo desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Seu principal objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço, incentivando novas doações.

Com a pandemia da Covid-19, o Hemepar, órgão responsável pela coleta e distribuição de sangue no Paraná, percebeu uma queda de aproximadamente 44% nas bolsas de sangue diárias. Em Curitiba e Região Metropolitana, a demanda necessária para atender as instituições é de cerca de 180 bolsas por dia. Entretanto, segundo informações do Hemepar, o número de coletas caiu para 100 bolsas diárias. O que torna as estratégias para incentivar a doação ainda mais essenciais e levou à remodelação do aplicativo para atender às necessidades durante a pandemia.

Segundo a assistente social Roberta Juliana Rossi, do setor de captação do Hemepar, o aplicativo é uma ferramenta de acesso importante e de fácil navegação ao alcance das mãos. “A expectativa é aproximar e fidelizar os doadores, mantendo nossos estoques em alta, possibilitando o atendimento aos 384 hospitais públicos e filantrópicos que recebem bolsas de sangue e dependem da Hemorrede”, diz.

De acordo com o analista Jean Christian de Lima Ribeiro, da Coordenação de Portais e Tecnologia do ICI, o acesso ao software ficou mais prático e dinâmico com a nova versão do app. “A tecnologia que envolvia o projeto foi atualizada e nós redesenvolvemos as principais funcionalidades já existentes do aplicativo anterior com o objetivo de torná-lo mais leve e intuitivo”, comenta. 

O analista explica que nessa nova versão foi implementada a notificação com aviso de agendamentos para o usuário. “A intenção foi inserir a possibilidade de lembretes, para que o usuário não perca a data das próximas coletas. Além disso, incluímos hiperlinks clicáveis, que deixam possível, por exemplo, a utilização do mapa para selecionar a opção de local em que quer realizar a doação e traçar uma rota até o destino”, acrescenta. 

No aplicativo, também é possível verificar informações sobre como ser um doador de sangue e de medula óssea. O Hemepar pode cadastrar solicitações de doação de sangue em um painel na plataforma web e, então, disponibilizá-las aos usuários do app.

O Hemogram é uma iniciativa de responsabilidade social do ICI e está disponível para download gratuitamente na Play Store.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

  • Tags:
  • Instituto das Cidades Inteligentes

Notícias relacionadas

Leia mais

O abecedário da imunidade: conheça as vitaminas aliadas da saúde

Para prevenir o surgimento de algumas doenças, bem como auxiliar o corpo a reagir aos indesejados…

Saiba mais
Leia mais

Covid-19: aumento no número de casos leva organizações a rever planos de retomada presencial

Uma sede totalmente reformada, planejada para receber com ainda mais segurança sanitária os…

Saiba mais
Leia mais

Universidade Positivo estende colônia de férias até fevereiro

A programação da colônia de férias “Férias na UP” foi estendida até 4 de fevereiro. O…

Saiba mais
Leia mais

Doenças psiquiátricas estão entre as mais frequentes no mundo todo, diz especialista

O começo do ano é sempre acompanhado por uma imensa lista de metas, e cuidar da saúde mental,…

Saiba mais

Ver todas notícias

×