Como alcançar equidade em sala de aula?

[flgallery id=3231 /]

Políticas públicas e envolvimento de famílias e comunidade são fundamentais para estabelecer a equidade na educação, dizem especialistas

“A ideia da equidade, diferentemente da ideia da igualdade, leva em consideração o passado e as acumulações que cada pessoa tem. Você não pode igualar pessoas que tenham tido oportunidades diferentes”. É o que explica o professor Mário Lisboa Theodoro, mestre e doutor em Ciências Econômicas e especialista em políticas sociais e inclusão social. Segundo ele, para haver equidade em sala de aula é preciso montar uma “pedagogia da diversidade” nas escolas, na qual a sala de aula de fato reflita a realidade brasileira, que é rica em diversidade. “No Brasil, hoje, a diferença tem sido associada a uma forma negativa e a escola tem toda a capacidade para mudar esse paradigma da diferença e da desigualdade. Temos que trabalhar com a diferença como uma riqueza do país – e não como um instrumento de desigualação das pessoas, fazendo com que uns se sintam melhores que outros”, afirma. 

A Constituição Federal Brasileira estabelece que “deve haver a diversidade de ideias, a liberdade de aprender e ensinar para todos”. Do ponto de vista da Educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) também preveem o respeito, a tolerância e a erradicação da discriminação nas escolas. Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne Roballo, “é preciso entender que a garantia do direito à educação é uma construção gradativa e gestores e secretários têm que saber da importância de se cunhar princípios para que isso possa ser trabalhado pedagogicamente na escola”. 

De acordo com Roberlayne, os secretários de Educação devem fazer uma análise da realidade, conhecer os bairros, as comunidades e as necessidades para propor políticas públicas, além de focar na formação dos profissionais para garantir uma qualidade que impacte na permanência do aluno na escola. “Os gestores públicos têm que estabelecer políticas educacionais que levem em conta e envolvam a comunidade, a família, a escola e também as universidades”, orienta. 

Mário Lisboa Theodoro e Roberlayne Roballo são os convidados do quinto episódio do podcast PodAprender, com o tema “Equidade em sala de aula – Como ensinar coletivamente para alunos únicos”. Com produção da Central Press Brasil, o PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis. 

Share:

Latest posts

Arcanimal
Curitiba recebe evento de adoção de animais sobreviventes das enchentes do Rio Grande do Sul
Sergio Mallandro
Serginho Mallandro agita Halloween de Campo Largo
Ventura Shopping
Shopping promove oficina de cupcake e desfile de fantasias para Halloween

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Arcanimal
Curitiba recebe evento de adoção de animais sobreviventes das enchentes do Rio Grande do Sul
Curitiba recebe evento de adoção de animais sobreviventes das enchentes do Rio Grande do Sul Neste...
Saiba mais >
Sergio Mallandro
Serginho Mallandro agita Halloween de Campo Largo
“City Off Boo” é a campanha do City Center Outlet Premium para marcar a data com promoções...
Saiba mais >
Ventura Shopping
Shopping promove oficina de cupcake e desfile de fantasias para Halloween
Neste fim de semana, 26 e 27 de outubro, o Ventura Shopping entra no clima de Halloween com uma programação...
Saiba mais >
Envato
Exercícios físicos ajudam pessoas em tratamento contra câncer
Estudos mostram que manter-se ativo contribui para que pacientes se sintam melhor durante tratamentos Durante...
Saiba mais >