Como se aquecer neste inverno sem gastar mais

[flgallery id=287 /]
A queda de temperatura eleva o valor da conta de energia elétrica no fim do mês. A época de inverno é considera vilã da economia de energia, pois o uso de aquecedores, chuveiro e secador de cabelo se intensifica. Mas, segundo o diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo (UP), Luciano Carstens, com dicas simples, é possível economizar e até reduzir a fatura no fim do mês:

  1. Micro-ondas, fornos elétricos, televisores, receptores de TV a cabo, internet, computadores, impressoras, máquinas de lavar, aparelhos de DVD, vídeo games, home theaters são equipamentos consumidores silenciosos de energia. Por isso, eles devem ser retirados da tomada quando não estão em uso.
  2. O chuveiro representa entre 25% e 35% da conta de luz de uma família. É um dos campeões de consumo de energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na posição “inverno”, o consumo do aparelho fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh). Já na posição “verão”, com a água fria, ele cai para 3,5 kWH. Por isso, um minuto a menos, todos os dias, já faz bastante diferença.
  3. Não reaproveite resistências dos chuveiros elétricos. Elas aumentam o consumo e, quando em mau estado, oferecem riscos de curto-circuito.
  4. O ferro de passar roupas eleva o custo da conta nesse período porque gasta mais tempo para aquecer. O ideal é passar o maior volume de roupas de uma única vez e ainda deixar as roupas mais leves por último, passando-as com o aparelho desligado.
  5. Para aparelhos relacionados, como TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, a dica é ligá-los todos a uma só régua de tomadas, assim, à noite, basta desligar a régua para economizar.
  6. Para aproveitar ao máximo a luz do dia, o ideal é manter as cortinas e janelas abertas, dispensando o uso das lâmpadas.
  7. A geladeira responde por cerca de 30% do total gasto em energia elétrica. Por isso, durante o período de inverno, é possível ajustar o termostato para uma potência menor e diminuir consideravelmente o consumo no fim do mês. Evite colocar comida quente na geladeira ou deixa-la aberta por um longo período. O aparelho também não deve ser utilizado para secar roupas – isso aumenta o consumo de energia e prejudica o rendimento do refrigerador.
  8. Celulares, tablets, notebooks e carregadores podem se tornar os vilões da conta. Mesmo quando não estão efetuando a recarga, os acessórios consomem energia, se plugados na parede. O ideal é sempre desconectá-los da tomada.
  9. É possível economizar também na hora de secar os cabelos. Antes de sair do chuveiro, retire a água apertando para remover o excesso. Depois, aperte os fios com a toalha e penteie com os dedos para que as mechas se separem, o que ajudará a secar mais rápido e evitará o uso prolongado do secador.
  10. Evite o uso prolongado de aquecedores. Procure aquecer o corpo com comidas e bebidas quentes, como sopas e chás – e não dispense casacos e cobertas.

 
 
Água que vai para o ralo
Com a chegada do frio, ninguém tem coragem de entrar no banho antes de a água do chuveiro esquentar. Isso pode levar de 5 segundos a 2 minutos, em média. Nesse tempo, a água que cai acaba indo para o ralo, sem nenhum aproveitamento. Se cada pessoa fizer isso por um minuto, uma vez por dia, são 54 bilhões de litros de água desperdiçados por mês, no Brasil. O número equivale a um dia inteiro de vasão na Itaipu Binacional em sua capacidade máxima ou 21,6 mil piscinas olímpicas cheias. Pensando nisso, os alunos Mateus Pizzatto Fagundes e Paulo Guilherme Araujo dos Santos Giffhorn, da 1° série do Ensino Médico do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, de Curitiba, desenvolveram um sistema de aquecimento inteligente capaz de evitar que aquela água inicial do chuveiro de aquecimento a gás, bastante fria, não tivesse a única função de ir para o ralo.
O projeto foi desenvolvido para chuveiros que funcionam com aquecedores a gás, que precisam de água corrente para serem acionados. Por meio de um sensor criado pelos estudantes para medir a temperatura, a água é retida na tubulação e desviada para um receptor semelhante a uma caixa de água, podendo assim ser reutilizada depois. “A ideia é inovadora. O usuário programa a temperatura da água, por exemplo, a 30 graus. Enquanto a água não atingir essa temperatura, ela é desviada para o reservatório”, afirma o estudante Paulo. O projeto recebeu a orientação do professor Fernando Dimas Souza.
“Às vezes, as pessoas não fazem ideia do quanto um minuto com o chuveiro ligado pode significar”, afirma o estudante Mateus. Para chegar ao protótipo, os autores também foram a campo para entender a realidade que pretendem mudar. Eles realizaram uma pesquisa com moradores do bairro Bigorrilho, em Curitiba, para saber como são os hábitos de banho e o tempo médio gasto para aquecer o chuveiro a gás. Eles visitaram também empresas fabricantes de aquecedores e falaram com especialistas da área de Física para compreender o tamanho do desperdício que agora têm condições de evitar.
Enquanto o projeto não é viável comercialmente, a professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP), Patrícia Bilotta, aconselha captar a água fria do chuveiro em baldes, para ser utilizada nas descargas e na limpeza da casa. “Também é possível aproveitar a água que sai da máquina de lavar roupa – basta direcionar o cano de despejo para um balde”, aconselha.

Share:

Latest posts

Divulgação
Natter escolhe Senior e investe em automação da gestão para integrar operação agroindustrial
senior
Senior Sistemas está com mais de 100 vagas abertas em todo Brasil e reforça expansão do time em 2026
ESTAGIO
Senior Sistemas abre inscrições para programa de estágio em 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Natter escolhe Senior e investe em automação da gestão para integrar operação agroindustrial
Com atuação em diferentes frentes do agronegócio, empresa sediada em Mato Grosso elegeu as soluções da...
Saiba mais >
senior
Senior Sistemas está com mais de 100 vagas abertas em todo Brasil e reforça expansão do time em 2026
Oportunidades abrangem diferentes áreas, níveis de carreira e modelos de trabalho, com vagas em cidades...
Saiba mais >
ESTAGIO
Senior Sistemas abre inscrições para programa de estágio em 2026
Programa oferece atuação prática em diversas áreas da empresa, acompanhamento da Universidade Corporativa...
Saiba mais >
Envato Imagens
Carnaval com atenção ao sorriso: alinhadores permitem manter tratamento ortodôntico com mais conforto, segurança e tranquilidade durante a folia
Removíveis e discretos, os alinhadores transparentes facilitam a higiene bucal em meio a festas e longas...
Saiba mais >