Como se preparar para a prova de Física do Enem 2021 na reta final?

Nos últimos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso definir prioridades de estudos para garantir que a preparação para a prova seja completa. Cada um dos componentes curriculares merece atenção especial, mas é necessário privilegiar determinados conteúdos para otimizar o tempo e garantir os melhores resultados. Com os temas de Física não é diferente. Embora seja importante conhecer um pouco de cada um deles, há os que são cobrados com mais frequência.

“Alguns conteúdos de Física são especialmente relevantes porque costumam ser cobrados tanto na prova de Ciências da Natureza quanto na prova de Ciências Humanas, por exemplo, em Geografia”, explica o assessor da área de Física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari. Para ele, o mais importante é que o aluno esteja atento àqueles em que encontra mais problemas na resolução dos exercícios. Treinar essas dificuldades é uma boa estratégia para aumentar a nota nessa disciplina, de acordo com o especialista.

Fora do livro

Além do livro didático, que é a base de estudo para qualquer estudante que esteja prestando um vestibular ou fazendo o Enem, Capelari lembra que é indispensável ficar atento ao que está acontecendo na atualidade. “Questões climáticas, por exemplo, têm sido um tema recorrente nas provas do Enem nos últimos anos, assim como as queimadas. Mas não basta saber sobre os fatos. É fundamental tentar estabelecer relações entre a realidade e a Física”, afirma. Ainda de acordo com o assessor, “Filmes e séries que abordam a Ciência também podem ajudar os estudantes a se preparar melhor, desde que haja essa preocupação constante em estabelecer conexões entre os assuntos que estão sendo tratados na obra assistida e os conteúdos formais da disciplina”.

Por fim, revisitar exercícios que já tiraram o sono no passado é uma ótima maneira de chegar ao dia do exame mais preparado. “Procure resolver novamente exercícios com os quais você já teve dificuldade antes. Faça também simulados usando um cronômetro para garantir que está resolvendo a prova no tempo estabelecido, e sempre em um ambiente tranquilo que favoreça a concentração”, aconselha Capelari. Provas dos anos anteriores também são boas aliadas para a reta final porque mostram de que forma os conteúdos costumam ser cobrados no Enem.

Cinco passos para um Enem mais tranquilo

Com cinco dicas rápidas, o especialista assegura que fica muito mais fácil realizar uma boa prova:

  1. Faça a leitura da prova de forma cuidadosa, classificando as questões em fáceis, médias e difíceis. As fáceis devem ser resolvidas primeiro, enquanto as difíceis podem ser circuladas e respondidas por último. Assim, quando chegar ao final das questões, o estudante terá assinalado uma grande quantidade de perguntas fáceis, cujas respostas ele está seguro de ter acertado, em vez de perder tempo tentando resolver as mais complicadas.
  2. Resolver logo no início as questões fáceis garante melhor gestão do tempo, permitindo que você volte àquelas mais complexas para dar a cada uma delas a atenção necessária.
  3. Por mais complicada que seja a pergunta, é preciso que você responda o maior número possível de questões até o fim da prova. Portanto, evite ficar muito tempo debruçado sobre a mesma enquanto não tiver a maior parte do exame já resolvido.
  4. Use a Teoria de Resposta ao Item a seu favor. A TRI prevê que o estudante acerte as questões mais simples e erre as mais difíceis. Então, jogue com o regulamento debaixo do braço e assegure-se de acertar o maior número possível de perguntas fáceis. Errar essas perguntas faz com que sua nota caia, mesmo que acerte as mais difíceis.
  5. Leia bem o enunciado antes de partir para os textos base. Entender o que está sendo pedido é fundamental para retirar apenas as informações necessárias, o que também ajuda a otimizar o tempo.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

 Créditos: Freepik

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >