Como usar Arte para melhorar educação de crianças e adolescentes

Arte é ferramenta para desenvolvimento de compreensão do mundo

Teatro, dança, música, artes plásticas, artes integradas. Essas cinco linguagens fazem parte do que convencionou-se chamar de “Arte” e estar em contato com elas desde o início da vida pode ajudar a desenvolver o pensamento crítico e uma melhor compreensão do mundo, dizem especialistas.

Para o arte-educador e assessor de Arte da Aprende Brasil Educação, Rafael Pawlina, isso acontece porque a arte faz parte de todos os momentos da vida no mundo contemporâneo. Escolher uma roupa para vestir, a cor das paredes de uma casa, uma série, um filme, as esculturas que estão nas praças, tudo é uma forma de arte. “A arte faz parte do dia a dia e é preciso educar o olhar das pessoas para esse mundo artístico, principalmente na escola”, ressalta. Ele explica que é fundamental conduzir as crianças e adolescentes pelo caminho do interesse pela arte e suas muitas formas de expressão.

A aula de Arte é obrigatória no currículo escolar desde 2010, mas é possível promover o interesse dos pequenos por arte também fora da escola. “Uma das formas de despertar o interesse pelas artes é frequentando espaços expositivos e chamando a atenção das crianças para as coisas. Um busto em uma praça, por exemplo, já é arte e tem uma história e um contexto por trás”, explica o educador. Para ele, a arte não está descolada da realidade, mas faz parte dela e estimula o pensamento crítico e a criatividade, além de promover a sensibilidade e a expressão. Ele conta que, além de perceber o mundo artístico, também é importante estimular a busca pela história da arte, pelos contextos em que ela é produzida.

Na escola

Quando se trata da escola, o grande desafio é tratar a Arte como são tratados os demais componentes curriculares. “Muitas vezes, vemos a Arte ser jogada para segundo plano, o que tem a ver com a entrada da Arte na escola, em 1971, quando ela tinha um viés mais recreativo. Mas ela está dentro da área de Linguagens e deveria estar no mesmo nível de hierarquia dos outros componentes curriculares”, pontua. Ele lembra que a aula de Arte não pode ser um passatempo, precisa estimular as crianças a pensar a respeito do teatro, da música, da dança e das artes plásticas. “A ideia, em uma aula sobre música, por exemplo, não é formar um musicista, mas ensinar a criança a ouvir, ampliar a visão que ela tem sobre música. É trazer repertório, conhecimento, discutir a música, debater estereótipos, refletir sobre o que está sendo ouvido, desenvolver o olhar crítico para as coisas”, completa.

No mundo

Fora as lições aprendidas na escola, é preciso lembrar que a arte é uma forma de expressão humana existente desde a pré-história e que, em muitos casos, ela é o único registro visual de determinadas épocas. “São as pinturas que nos mostram, por exemplo, como os escravizados viviam. É graças à arte que conseguimos ter a fundamentação histórica que temos hoje. Porque o registro histórico, que era feito por meio da tradição oral, às vezes pode se perder, mas a arte está lá para nos mostrar como era”, finaliza.

Rafael Pawlina é o convidado do episódio 71 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Por que Arte dentro da escola é tão importante?”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site  aprendebrasil.com.br e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além dos principais agregadores de podcasts do Brasil.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >