Competição internacional para futuro sustentável tem colégio brasileiro no ranking

Alunos da 1.ª série do Ensino Médio do Colégio Passo Certo, de Cascavel (PR), participaram do Project Green Challenge (em português, Desafio Verde). A competição internacional mobilizou mais de 4.800 estudantes de ensino médio, universitários e de pós-graduação de 776 instituições de ensino de 49 países que, durante 30 dias, realizaram desafios sustentáveis. O colégio ficou na 26.º colocação na competição – a única instituição brasileira  no ranking das 40 primeiras colocadas. 

Segundo o professor de Língua Inglesa da disciplina Global Perspectives, Joni Márcio Dorneles Fontella, é a primeira vez que o colégio participa e a boa colocação se deve ao empenho e entusiasmo dos alunos. “A nossa excelente pontuação é motivo de orgulho e pode ser atribuída ao fato dos grupos terem se engajado e realizado todos os desafios propostos no projeto. Assim como a iniciativa, também queremos que nossos alunos se preocupem, pensem e discutam sobre problemas globais”, destaca.

O objetivo do projeto é tratar de temáticas de relevância global como clima, água, desperdício de alimentos, entre outras. A cada dia foi lançado um tema diferente e, em cada um, foram repassados três desafios que deveriam ser cumpridos e comprovados por fotos, relatos ou vídeos publicados nas redes sociais ou na plataforma do projeto. Os estudantes foram incentivados a pensar em possíveis soluções para problemas relacionados aos temas apresentados.

O Colégio Passo Certo participou em equipes de quatro alunos. Uma delas, a Greengos, formada pelos estudantes cascavelenses Ana Júlia Baldissera da Silva, Artur Sarolli Dacome, Desirée Cristina Alves Epifanio e Pedro Bianconi Forcelini, foi destaque e ficou em 30.º lugar no ranking de grupos. Para Ana Júlia, a experiência foi muito diferente e, literalmente, um desafio. “No começo, tivemos muita dificuldade em conciliar as tarefas da escola com as atividades do projeto, mas fomos pegando o jeito ao longo do tempo. No final, ficamos muito felizes com os resultados e aprendizados. Durante as pesquisas sobre os temas, pude perceber e observar, na prática, a importância de preservar o meio ambiente, além de concluir que cada pequena ação e mudança de hábito impactam e ajudam a salvar nosso planeta”, comenta.

Entre tantos desafios, o que mais marcou a estudante foi a parte dos oceanos, pois, segundo ela, aprendeu sobre diversos fenômenos que ocorrem nesses ambientes em decorrência das ações dos seres humanos, as quais alteram o equilíbrio natural dos ecossistemas terrestres. Outra tarefa era contactar uma equipe participante desconhecida. O grupo de Ana Júlia foi longe para cumprir o desafio. Utilizando o Instagram, localizaram uma equipe de Nova Iorque e conseguiram fazer uma reunião virtual. “Essa foi uma atividade que se destacou, pois tivemos a oportunidade de trocar muitas ideias e descobrir outras realidades, além, é claro, de exercitar nosso inglês conversando com estudantes de outro país”, conta.

O desafio tirou o aluno Artur Dacome da rotina e o ajudou a se conscientizar ainda mais em relação à conservação do meio ambiente. “O mais interessante foi aprender coisas novas todos os dias. Hoje, o aprendizado me ajuda nas aulas de redação, de biologia, pois quando se toca no assunto, sei falar muito mais, e entender melhor”. Para ele, a grande lição foi a dedicação, já que, a partir do momento que se comprometeu a participar do desafio, decidiu dar o seu melhor. “Foi bom e é melhor trabalhar em grupo porque fica mais fácil, além de um contribuir com o conhecimento do outro. Trocamos muita informação. Esse trabalho realmente mudou a minha vida. Foi apenas um mês de atividades, mas sempre quis mudar minha relação com o meio ambiente e esse projeto me tornou uma pessoa melhor em relação a isso”, finaliza.

______________________________________________

Sobre o Project Green Challenge

Informar, mobilizar e inspirar alunos do ensino médio e faculdades de todo o mundo sobre situações climáticas, saúde pública, sustentabilidade e justiça social. A ideia foi fazer uma chamada durante 30 dias envolvendo desafios temáticos para despertar o conhecimento, por meio da pesquisa, e informar a comunidade sobre o tema. O projeto iniciou em 2011 e já engajou 290 mil alunos em todo mundo.

 

Sobre o Colégio Passo Certo

Com 20 anos de história, o Colégio Passo Certo, localizado em Cascavel (PR), tem turmas de Educação Infantil (Bilíngue e Trilíngue) e Ensino Fundamental e Médio (Bilíngue). A proposta Trilíngue alia aulas de Inglês e Espanhol com o objetivo de desenvolver habilidades de interpretação, fala e escrita em três idiomas. A partir de 2019, o colégio passou a fazer parte do Grupo Positivo. 

 Equipe Greengos foi destaque e ficou em 30º lugar no ranking de grupos

divulgação

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >