Congresso abre espaço para sociedade participar de atividades sobre meio ambiente

[flgallery id=1694 /]
Inúmeras atrações para adultos e crianças, que envolvem a natureza e seus benefícios, estão programadas para os três dias de evento

Com o objetivo de ampliar a participação da população de Florianópolis no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto na capital catarinense, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza elaborou uma programação do evento aberta a todos os públicos e totalmente gratuita. Durante os três dias de evento, quem se interessa pelo tema poderá participar de diferentes atividades.
“Estamos oferecendo uma ampla programação aberta e gratuita, com diversas atrações e informações qualificadas, no intuito de envolver um público que não frequenta o Congresso, mas se interessa pelo tema ambiental. Essas pessoas poderão sair de lá com novas perspectivas e mais clareza sobre conservação da natureza e seus benefícios econômicos e sociais. Adultos e crianças são nossos convidados”, afirma a Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, organização que promove o CBUC.
Dentro da programação estão atividades com personalidades reconhecidas nacionalmente por seus trabalhos e por suas ações ligadas à natureza, incluindo gastronomia, música, teatro, documentários e debates, que seguem o tema do evento “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”.
IX CBUC traz extensa programação gratuita
Na terça-feira, 31 de julho, artistas famosos, documentários e teatro de bonecos fazem parte da programação aberta ao público, que inicia às 9h e segue até as 18h30. A primeira atração é voltada para crianças de 7 a 11 anos que poderão assistir a um espetáculo de teatro de bonecos sobre conservação da natureza em “Uma história do Dr. Botica”, que leva a reflexão sobre os valores humanos.
Pela tarde terá a exibição do documentário: “Sob a Pata do Boi”, da Associação O ECO/Wikiparques, que mostra como a pecuária influencia no desmatamento da Amazônia. Na ocasião, o público terá chance de entender a dinâmica desse processo e trocar ideias com os produtores do filme. Para fechar o dia, será realizado um bate-papo sobre a natureza como alimento e cultura, com o ator Juliano Cazarré e a artista plástica Denise Milan.
O segundo dia começa com uma mesa redonda, promovida pela parceria entre a Fundação Grupo Boticário e o Sistema Educacional Família e Escola (SEFE). Neste evento, serão apresentados dois casos de sucesso sobre a inserção da temática ambiental em escolas. Um deles – “Planeta água: saindo do papel um rio de possibilidades” – é de de Salto Velozo (SC).
Na parte da tarde, o público pode conferir a exibição do documentário “O Poema Imperfeito”, baseado no livro de mesmo nome.  A exibição será seguida de uma discussão sobre o tema com o autor do livro e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Fernando Fernandez, e com a diretora do curta, Zulmira Coimbra.
Na manhã do último dia, 2 de agosto, Cheryl Charles, Ph.D., fundadora e CEO emérita da Children & Nature Network, dos Estados Unidos, ministrará a palestra intitulada “A criança precisa da natureza assim como a natureza precisa da criança: contexto e experiências de um movimento mundial”. A proposta é apresentar o movimento mundial pela conexão da criança com a natureza. Cheryl abordará experiências positivas e transformadoras para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, social e simbólico da criança.
Ainda na quinta-feira pela tarde, está prevista a exibição de dois curta-metragens sobre unidades de conservação (o “Pé no Parque” e a “História depois do fogo”), seguida de bate-papo sobre como audiovisual como ferramenta de mobilização e comunicação”. Também haverá do projeto realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS): Escola de Conservação da Natureza, que oferece formação gratuita para jovens moradores do entorno de áreas naturais protegidas do litoral norte do Paraná, com apoio da Fundação Grupo Boticário. Para fechar a programação aberta, o Cantor Lenine, a escritora e autora de novelas Edmara Barbosa, e a primatologista, jornalista e publisher da Cause, Letícia Cazarré, se reúnem em torno do tema: “A natureza como inspiração para comunicação de massa”.
Para conferir na íntegra a programação aberta do IX CBUC, acesse https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/IXCBUC/Paginas?idPagina=53
Serviço
Programação aberta – IX CBUC
Quando: De 31 de julho a 2 de agosto, das 9h às 18h30
Onde: Centro de Convenções – Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis – SC)
Quanto: Gratuito
Sobre o IX CBUC
O IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, periodicamente desde 1997, é um dos mais importantes fóruns da América Latina sobre áreas protegidas, seus desafios e sua importância para a sociedade. Neste ano, em sua nona edição, o evento acontece em Florianópolis (SC), entre 31 de julho a 2 de agosto de 2018.
Paralelamente ao CBUC, outros dois eventos serão realizados de forma simultânea: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a Mostra de Conservação da Natureza – essa última aberta ao público. Assim, a programação será abrangente possibilitando ao público presente ter contato com iniciativas e projetos inovadores.
A programação do IX CBUC está disponível no site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
4K0A6299-2 (1)
30.ª CASACOR Paraná: Five Lounge é repaginado com espaços instagramáveis inspirados no tema "De volta a uma casa, no coração do Batel"
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Festa junina com entrada gratuita agita campus de universidade em Londrina
Evento tem comidas típicas, brindes, quadrilhas e brincadeiras A Universidade Positivo (UP) –...
Saiba mais >
4K0A6299-2 (1)
4502-IMG-FACHADA-AEREA-CAM-02-B-8K-R05 (1)
A.Yoshii Urbanismo: construtora paranaense expande linha de negócios com condomínios horizontais
Grupo paranaense anuncia novo projeto no mercado imobiliário de alto padrão, com projeção de VGV superior...
Saiba mais >
IMG-2736 (1)
Startup de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca fortalece atuação no ecossistema de inovação de Curitiba
Executivos do V1 conhecem principais players do setor com o intuito de firmar parcerias A capital paranaense...
Saiba mais >