Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação articula avanços e bate recordes

[foogallery id=”8235″]
 
Evento promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza reuniu 1.200 pessoas em Florianópolis

A preservação ambiental foi amplamente debatida durante os três dias do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), promovido  pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Florianópolis (SC), entre 31 de julho e 2 de agosto. Com o tema central “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, o evento aprofundou as discussões sobre áreas protegidas, mudanças climáticas, saúde, ambientes marinhos, ecoturismo, negócios de impacto, inovação, comunicação, educação, arte e outros assuntos que foram apresentados por dezenas de especialistas, entre eles a pesquisadora sueca Matilda Van den Bosch, o jornalista André Trigueiro, o empresário Pedro Paulo Diniz, o cantor Lenine, a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, e o vice-presidente sênior de Mercados e Alimentação do WWF dos Estados Unidos, Jason Clay.

Ao todo, o evento contou com 45 palestrantes, sendo dez internacionais, que explanaram suas ideias em duas conferências, três painéis e três simpósios internacionais, reunindo 1.200 pessoas, inclusive de outros países, como Antilhas Holandesas, Austrália, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Uruguai.

Com 15 patrocinadores e apoiadores, o Congresso teve ainda 15 reuniões técnicas (realizadas pelas próprias instituições participantes), 18 eventos abertos ao público na Arena Haroldo Palo Júnior, duas edições do “Arte e Natureza” e 20 estantes de dezenas de instituições na “Mostra de Conservação da Natureza”, que tiveram a participação de centenas de pessoas da comunidade de Florianópolis. Também foram exibidos gratuitamente quatro documentários: “Sobre a Pata do Boi”, “Pé no Parque”, “O Poema Imperfeito” e “História Depois do Fogo”.

Ancorado no conceito de conservação da natureza, o IX CBUC foi sustentável e nenhum dos participantes utilizou, durante o evento, copos, canudos e outros itens plásticos descartáveis. Além disso, todo o lixo gerado teve a destinação adequada. Uma pesquisa respondida por mais de 450 participantes no estande da instituição servirá de base para diversas iniciativas ligadas à conservação.

Para a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, foram dias muito produtivos, nos quais a parceria foi palavra de ordem: “vi muitas conversas produtivas, aproximação entre as instituições, troca de ideias e propostas inovadoras para a ampliação e criação de novas Unidades de Conservação. Fiquei muito feliz com os resultados que atingimos nesta nona edição do Congresso”.

Com o olhar voltado para o futuro, a instituição acredita na força da comunicação e no engajamento de diversos públicos (magistrados, promotores, procuradores, pesquisadores, autoridades políticas, outras instituições do setor ambiental, artistas, imprensa, etc.) para demonstrar a força que os negócios de impacto têm. “A natureza tem um potencial enorme para geração de emprego e renda e de melhora da saúde das pessoas. Tudo isso com o compromisso de conservar as áreas naturais, respeitar o meio ambiente e interromper a degradação do planeta”, enfatizou Malu.

Moções e Trabalhos Técnicos

Foram inscritos para o evento – em formato digital e dinâmico – 77 trabalhos técnicos, apresentados durante os três dias de realização do Congresso. Além disso, no último dia também foram aprovadas 34 moções, um recorde que supera em mais de 20% as 27 aprovadas na última edição do evento, em 2015. Agora, o Comitê de Organização das Moções do IX CBUC fará o encaminhamento e acompanhamento de cada proposta junto aos órgãos responsáveis.

Destas, cinco contemplam ações a serem desenvolvidas em Santa Catarina: Criação do Parque Nacional do Campo dos Padres (região de Urubici); mais duas para a Criação dos Refúgios de Vida Silvestre do Rio Pelotas (região de Aparados da Serra e Campos de Cima da Serra) e do Rio da Prata (região do Alto Vale do Itajaí); Integridade e aprovação imediata do Plano de Manejo do Parque Nacional de São Joaquim; e Criação de Mosaico de UCs costeiras e marinhas no entorno da Ilha de Santa Catarina.

Entre as moções de outras regiões do País, estão a Criação de UCs costeiras e marinhas em ilhas costeiras; Criação da lei de proteção aos cavalos-marinhos, espécie sensível e ameaçada; Apoio a projeto de lei de incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural; e a Regulação da profissão de guarda-parques, cuja data mundial foi celebrada em 31 de julho.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

 

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >