Congresso de Psicologia reúne profissionais e acadêmicos em Curitiba

[flgallery id=602 /]
A Universidade Positivo (UP) promove o I Congresso de Psicologia UP, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Curitiba. O encontro reúne profissionais e acadêmicos da área e pretende ser um espaço de troca de experiências e conhecimentos as áreas da psicologia esportiva, jurídica, estresse, psicanalítica, pesquisa, corporativa, entre outras. As palestras, debates e demais atividades do evento acontecem no auditório do Bloco Bege, no campus Ecoville da UP.
De acordo com o professor Raphael Henrique Castanho Di Lascio, coordenador do curso de Psicologia da UP, o Congresso marca as comemorações de 15 anos de implantação do curso e inclui em sua programação o XI Simpósio de Psicologia do Esporte de Curitiba. “A intenção do evento é provocar nos participantes a reflexão, incentivar a análise e estimular a crítica acerca de uma temática contemporânea, fundamental para o desenvolvimento dos profissionais e da Psicologia como ciência”, explica.
Ambiente responsivo
Com experiência de 35 anos na área, Di Lascio acredita que o ambiente responsivo das palestras e debates deve contribuir para que o resultado supere as expectativas dos organizadores. Uma das discussões aborda a preparação mental das equipes e atletas que participaram dos Jogos Olímpicos, realizados recentemente no Rio de Janeiro. O tema é tratado pelos psicólogos Jorge Bishara e Samia Hallage, do COB (Comitê Olímpico do Brasil), pelo ex-jogador Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, e por Gilberto Gaertner, professor da UP e psicólogo do time brasileiro campeão olímpico de vôlei masculino.
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná coordena o painel com temas envolvendo psicologia jurídica pós-modernidade e judicialização dos conflitos, psicologia online, reforma psiquiátrica (tempos sombrios e resistência), drogas, sexo e rock`n roll. Esses assuntos são apresentados pelos conselheiros e Psicólogas, Maria Cristina Neiva de Carvalho, Angela Sanson Zewe, Semiramis Amorim Vedovatto e Sandra Regina Fergutz Batista.
Temas da modernidade
Um dos temas mais falados atualmente, dentro e fora dos consultórios – o estresse da atualidade – também é tema de estudo e debate no Congresso. Terá uma palestra sobre o tema apresentada pela Ph.D Ana Maria Rossi presidenta do ISMA-BR- International Stress Management Associacion no Brasil com sede em Porto Alegre, além de mesa redonda onde será debatido pela médica cardiologista do Hospital Constantini Dra Bianca Maria Prezepiorski e pela mestre em psicologia, professora e coordenadora do Laboratório de estudo de estresse e qualidade de vida da UP, Josiane Knaut, e mediada pelo prof. e mestre Raphael Di Lascio o tema reflete as preocupações da sociedade atual. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial. Só no Brasil, 70% da população sofrem com esse mal, sendo que 30% chegam a ter níveis elevados de estresse.
O congresso conta ainda com palestra sobre a importância da pesquisa básica na prática do psicólogo, proferida pela doutora em psicologia e professora da USP (Universidade de São Paulo), Maria Helena Leite Hunziker. A explanação é seguida de mesa de debates sobre a pesquisa básica e intervenção do psicólogo em organizações, com os doutores e professores Helder Lima Gusso (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina), Bruno Angelo Strapasson e Gabriel Gomes (UFPR – Universidade Federal do Paraná).
O professor da UFPR, doutor Maurício D’Escragnolle Cardoso, fala sobre o tournant político da psicanálise, seguido pela abordagem sobre o “homem genérico”, com o doutor e professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Ricardo Goldenberg. O psicanalista Antonio Godinho Cabas, doutor em teoria psicanalítica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) provoca o debate sobre o que é a psicanálise hoje.
Além das palestras e debates, o Congresso de Psicologia da Universidade Positivo tem em sua grade de programação dois minicursos: ” O som da clínica”, ministrado pelo mestre Felipe Dable, e “Mindfulness e Psicologia Somática”, pelo especialista Volvei Pinheiro Junior, ambos professores da UP. O evento conta ainda com apresentações artísticas, homenagem especial à primeira turma de psicólogos da Universidade, formada em 2005, e a entrega do prêmio aos vencedores da gincana comemorativa aos 15 anos do curso de Psicologia da UP.
Comemorações de 15 anos
Segundo Di Lascio, o curso de Psicologia da UP, desde a sua criação, sempre foi de ponta – e a cada ano melhora. “Em 2012, atingimos a nota máxima (5) no ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, conta. A UP está entre as melhores universidades privadas do Brasil. Nesses 15 anos, o curso formou 560 alunos e, em 2016, mais 100 terminam a graduação. O corpo docente é formado só por mestres e doutores, todos com prática na Psicologia.
Como coordenador do curso, o professor enfatiza que entre as ações mais relevantes realizadas, primeiramente, foi ter conseguido criar um clima de trabalho muito bom entre os professores. Além disso, foram realizados vários cursos de extensão e uma série de encontros sobre psicanálise, comportamental, social, histórica, psicodrama, entre outros, e formados grupos de estudo. “Temos o intuito de propiciar aos alunos a diversidade da psicologia acompanhada de um excelente conteúdo, compreendendo psicologia hospitalar, escolar, do esporte, jurídica, com um laboratório de estudo e pesquisa em estresse e qualidade de vida, coaching, neuropsicologia e orientação profissional”, acentua.
 
Programação
Quarta-feira (30)
9h – Abertura
10h – Encontro: Preparação mental nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Palestrantes: Jorge Bishara e Samia Hallage, do COB-RJ, e Gilberto Gaertner, professor de Psicologia da Universidade Positivo (UP) e psicólogo da Seleção Brasileira de Vôlei masculino
14h – XI Simpósio de Psicologia do Esporte de Curitiba
Apresentação de TCC
19h15 – Painel CRP
Psicologia Jurídica – Pós Modernidade e Judicialização dos Conflitos
Palestrante: Maria Cristina Neiva de Carvalho, psicóloga
Psicologia Online
Palestrante: Ângela Sanson Zewe, psicóloga
Reforma Psiquiátrica: Tempos Sombrios e Resistência
Palestrante: Semiramis Vedovatto, psicóloga
Drogas, Sexo e Rock’n Roll
Palestrante: Sandra Regina Fergutz Batista, psicóloga
Quinta-feira (1°)
9h – Palestra
“O Estresse da atualidade”
Palestrante: Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
10h30 – Debate
Estresse
Bianca Prezepiorski, HCC-PR, Josiane Knaut, professora de Psicologia da Universidade Positivo e Raphael di Lascio, coordenador e professor de Psicologia da Universidade Positivo
14h – Minicurso
“O Som da Clínica”
Palestrante: Felipe Dable, professor de Psicologia da Universidade Positivo
Apresentação de TCC
18h30 – Relato de pesquisa
Nossa comunicação no curso de Psicologia
Palestrantes: Raphael di Lascio, coordenador e professores
19h15 – Palestra
“Importância da Pesquisa Básica na Prática do Psicólogo”
Palestrante: Maria Helena Leite Hunziker, professora da USP
20h30 – Mesa
“Pesquisa Básica e Intervenção do Psicólogo em Organizações”
Palestrantes: Helder Lima Gusso, professor da UFSC, Bruno Angelo Strapasson e Gabriel Gomes De Luca, professores da UFPR
Sexta-feira (2)
8h15 – Palestra
O tournant político da psicanálise
Palestrante: Mauricio D’escragnolle Cardoso, professor da UFPR
9h30 – Palestra
“O Homem Genérico”
Palestrante: Ricardo Goldenberg, professor da PUC-SP
11h – Palestra
O que é a Psicanálise hoje
Antonio Godino Cabas, Escola de Coisa Freudiana-PR
14h – Minicurso
Mindfulness
Palestrante: Volnei Pinheiro, professor de Psicologia da Universidade Positivo
16h – Palestra “Estupro”
19h30 – Palestra
Atividades artísticas, trabalhos premiados e homenagens
 
Serviço
I Congresso de Psicologia UP
Data: 30 de novembro a 2 de dezembro
Inscrições: www.eventick.com.br/congresso-de-psicologia-da-uni
Local: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville | Auditório do Bloco Bege (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)
Mais informações: psicologia@up.edu.br
 
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

AYOSHII - SOLAIA - -Foto-Gerson-Lima-146
A.Yoshii premia imobiliárias parceiras pelo sucesso de vendas em Curitiba do novo empreendimento Solaia Garden
Imóveis de Primeira e Invictta Imóveis Especiais foram as vencedoras da noite A construtora A.Yoshii,...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >