Contrato de performance da Valmet contribuiu para 15 meses sem paradas em caldeira de recuperação da Eldorado

Em 2019, a Eldorado Brasil, uma das maiores fábricas de celulose do mundo, e a Valmet iniciaram um Contrato de Performance incluindo a solução Valmet Industrial Internet (VII) Production Capacity para otimizar a capacidade de produção da caldeira de recuperação e recuperação química. A solução combina controles de processo avançados para otimização da sopragem de fuligem, otimização da combustão e otimização da qualidade do licor verde e serviços remotos do Valmet Performance Center. O contrato também inclui o suporte de uma engenheira local para otimização.

Solução completa de otimização para caldeira de recuperação

Ao longo de 2020 e 2021, o escopo do acordo foi estendido com o Monitoramento de Desempenho da Caldeira de Recuperação para monitorar os indicadores de desempenho (KPIs) mais importantes na operação e o Dynamic Centerline Advisor para a Caldeira de Recuperação para aprimorar os modelos em execução.

O modelo de contrato é baseado em indicadores de desempenho e foi desenvolvido em conjunto com a Eldorado Brasil. Estudos para otimizar o consumo de vapor de sopragem começaram em 2018, o ano anterior à instalação real. Embora economias substanciais de vapor tenham sido identificadas no estudo inicial, a coleta de dados mais detalhados mostrou os possíveis benefícios em implementar uma solução de otimização completa para a caldeira de recuperação.

Os principais indicadores de desempenho do contrato foram acordados em redução do vapor de sopragem de fuligem, estabilidade de produção e uma campanha de caldeira de 15 meses sem a necessidade de parada da caldeira para lavagem, o que aumenta a disponibilidade de produção de toda a planta. Além dos KPIs definidos em contrato, também são realizados esforços para melhorar o desempenho como um todo, o que gera ações de controle das emissões e aumento do grau de redução, por exemplo.

Todos os objetivos foram alcançados na primeira fase

De acordo com o Gerente Funcional de Recuperação Química da Eldorado, João Vitor Oliver, todos os objetivos foram atingidos na primeira fase do projeto. “Acreditamos muito neste modelo de trabalho, pois aproxima o fornecedor de nossas rotinas e prevê a racionalização das operações. No caso da caldeira de recuperação, por ser uma área estrategicamente importante para o aumento da capacidade produtiva, conseguimos aumentar a eficiência de queima e, ao mesmo tempo, preservar a segurança dos colaboradores”, afirma Oliver.

Suporte especializado no local e remotamente

A Eldorado é pioneira na combinação de aplicações avançadas de controle de processo com suporte de especialistas locais e especialistas do Valmet Performance Center, que usam aplicações de analítica que fornecem informações sobre a produção. “Ter um único fornecedor para todas essas soluções, além de ter um residente em campo, é fundamental para o fluxo de informações mais otimizado e para maior agilidade e assertividade na tomada de decisões”, analisa Oliver.

“O contrato é um sucesso”

Segundo Oliver, um dos principais desafios para a implantação do projeto foi a aliança dessa iniciativa com as melhorias já existentes, sem interferir na segurança dos colaboradores e na integração das equipes. “Mesmo com tais obstáculos, podemos dizer que o contrato foi um sucesso. Nós confiamos na Valmet por possuir um corpo técnico muito qualificado e também por ser a nossa fornecedora nas tecnologias para caldeira. Além disso, está alinhada aos nossos valores como empresa, pois sabemos que, mesmo com os objetivos já alcançados, a busca por melhorias continuará sendo frequente durante a vigência do contrato”, explica Oliver.

“Os resultados alcançados no contrato da Eldorado mostram realmente que a cooperação entre as empresas faz toda a diferença. Do lado da Valmet, sentimos muita liberdade e abertura para abordar as possibilidades de melhoria e o time da Eldorado sempre se mostra disposto a debater e, uma vez acordado, apoiar a implementação de mudanças. Quando trabalhamos juntos, não parece que somos fornecedores e clientes, mas sim um time trabalhando por um objetivo em comum”, acrescenta a coordenadora especialista de Aplicações da Valmet, Nathalia Leme.

Outras áreas potenciais para Contratos de Performance

Com o sucesso da implementação de controladores avançados de processo (APCs) para a caldeira de recuperação, Oliver também prevê a modalidade desse tipo de Contrato de Performance com a Valmet para outras áreas da fábrica de celulose em Três Lagoas. “Temos alguns setores que podem se beneficiar desse tipo de APCs, como a planta de evaporação, que não tem controles avançados. Então, vemos a possibilidade desse tipo de parceria com a Valmet em outros segmentos no futuro”, acrescenta.

Valmet Customer Portal facilita a comunicação

Outra ferramenta que tem facilitado a rotina da equipe da Eldorado é o Valmet Customer Portal, uma plataforma colaborativa e um espaço de trabalho personalizado, que facilita o acesso a todos os serviços digitais oferecidos. Segundo Oliver, a ferramenta centraliza as principais informações da operação e facilita a comunicação entre fornecedor e cliente.

“Essa é uma tendência que veio para ficar no mercado. Desde a implantação, o portal nos ajudou a centralizar dados como KPIs, relatórios, rastreamento de pedidos e facilitou o treinamento virtual de nossos colaboradores ”, finaliza.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >