Conversas Bem Contadas: Sicredi lança websérie com dicas de educação financeira

Projeto é uma das inúmeras iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi durante a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF) e que terá ainda o lançamento de jogo no metaverso e a experiência interativa na Vila da Mônica em Gramado (RS)

Oferecer educação financeira numa linguagem acessível e com dicas práticas para o dia a dia. Com esse objetivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados em todo o Brasil, lança o Conversas Bem Contadas. O novo projeto do programa Cooperação na Ponta do Lápis apresenta sete vídeos que abordam diferentes soluções financeiras, como investimentos, previdência, consórcios, seguros, poupança e o crédito consciente, que podem ser aliadas na organização do orçamento.

 A iniciativa integra uma série de ações realizadas pelo Sicredi durante a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) desde 2014, e que este ano será de 15 a 21 de maio.

 Em cada episódio da websérie, a especialista em educação financeira da Central Sicredi PR/SP/RJ Alyne Lemes conversa com um profissional da instituição financeira cooperativa. O projeto ainda contempla um vídeo de abertura com mensagem do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. “Nos episódios, nossos colaboradores voluntários abordam de forma simples e próxima como nossas soluções financeiras podem apoiar a construção de uma vida financeira mais saudável. Num país como o nosso, onde vivemos com inflação e juros oscilantes, é muito desafiador manter uma vida financeira equilibrada e sustentável. Mas podemos fazer juntos, e observar o engajamento dos nossos voluntários tanto nos vídeos quanto em todas as nossas agências. Durante esta semana, por meio de debates, informações e dicas, será possível alcançar o nosso objetivo de construirmos uma sociedade mais próspera”, destaca.

 Os vídeos do Conversas Bem Contadas podem ser assistidos no canal oficial do Sicredi no YouTube a partir do dia 15 de maio. A ideia é que os filmes também possam ser utilizados durante oficinas de educação financeira e eventos promovidos pela instituição financeira cooperativa nas comunidades onde atua.

Sicredi também lança jogo no metaverso para educação financeira

Durante a Semana ENEF também será lançado o Roblox, jogo no metaverso que aborda, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo. A aplicação foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona a crianças e adolescentes interagir com os habitantes do Universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras no comércio local, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo. O objetivo é promover uma cultura financeira mais consciente e responsável desde a infância. O jogo pode ser acessado em www.roblox.com/games/9847207807/Universo-S902. 

Educação Financeira como missão

Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido diversas ações de educação financeira, entre elas o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, com oficinas gratuitas em centenas de municípios. A ação, executada desde 2017 nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, se tornou nacional em 2020 e envolve colaboradores voluntários das cooperativas Sicredi de todo o Brasil.

“A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, conta o superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, Romeo Balzan.

Além disso, o Sicredi mantém uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) para a produção de revistas em quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, além de gibis da Turma da Mônica Jovem com o tema “educação financeira”. Com uma linguagem lúdica, leve e voltada ao público infantil e adolescente, as produções têm conteúdos baseados no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil.

Somente em 2022, foram realizadas mais de 1,2 mil ações de educação financeira, entre elas oficinas, peças teatrais e distribuição das revistas da Turma da Mônica pelas Cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – um movimento que impactou quase 100 mil pessoas somente nos três estados. “Desenvolvemos várias iniciativas voltadas às pessoas de todas as idades com o intuito de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos nossos associados e da sociedade. E, para essa missão, contamos com o apoio e protagonismo de nossas cooperativas e de inúmeros voluntários. Acreditamos que, por meio do conhecimento transmitido de forma simples e clara, auxiliamos na promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento para um mundo melhor”, finaliza Dasenbrock.

Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)

O Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >