Cooperativismo de crédito: preservando princípios e construindo sonhos

São 4.880 cooperativas, cerca de 19 milhões de associados e mais de 493 mil empregos diretos. Exatamente 120 anos separam a realidade dos números compilada no AnuárioCoop 2022 e a fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil por Theodor Amstad. Em 1902, inspirado por Friedrich Wilhelm Raiffeisen e pelo modelo alemão que oferecia a agricultores e artesãos crédito a juros mais baixos, o padre jesuíta instituiu no Rio Grande do Sul um sistema cooperativo voltado principalmente às pequenas comunidades rurais e pequenas vilas. Era a primeira cooperativa de crédito da América Latina, hoje denominada Sicredi Pioneira, e ainda em atividade. 

Entre o pioneirismo do padre Amstad e as estatísticas recentes, o cooperativismo de crédito preserva princípios. Na geração de resultados positivos, a apuração das chamadas “sobras” retorna ao associado, agregando renda também por meio de tarifas e taxas mais justas. Com a possibilidade de reinvestimento de recursos na própria cooperativa e na comunidade onde atua, o sistema tem se firmado como um contributo importante no desenvolvimento regional.

As cooperativas de crédito, na contramão dos bancos e de outras instituições, não visam lucro. Desta forma, conseguem oferecer condições mais favoráveis. O grande diferencial, no entanto, está na proximidade do relacionamento e no tratamento individualizado ao associado. Enquanto nos bancos o cliente compõe uma grande carteira, no Sicredi, os associados, independentemente do capital investido, têm o direito de participar de assembleias e votar em estratégias que definem o futuro da cooperativa.

No vaivém da história, o modelo cooperativista trazido para o Brasil pelo  padre Amstad evoluiu e ganhou novos desdobramentos como a nova Lei 196/22, que moderniza o cooperativismo de crédito no Brasil. Mais um avanço para o modelo de negócio, permitindo a melhora no ambiente de negócios por meio de instrumentos inovadores aliados ao aprimoramento da gestão e governança de cooperativas.

O crescimento do cooperativismo de crédito é exponencial em todo o País. O movimento não é diferente no interior paulista. Desde 2015, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP inaugurou nove agências e tem uma sede administrativa em Campinas para apoiar as unidades do Estado. Entre 2020 e 2022, a cooperativa teve um aumento de 75% na quantidade de associados, um número três vezes maior que em 2019. Sem dúvida, este é o presente com um futuro promissor para ficar na história.

 

*Eleutério Benin é diretor-executivo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, cooperativa que atua na região de Campinas (SP), no interior do Paraná e de Santa Catarina.

Share:

Latest posts

Copia-de-Campanha-75
Volta às aulas: saiba onde descartar material escolar usado em Curitiba
O consumo de papel premium na América Latina Divulgação Valmet
Valmet se consolida na liderança do mercado latino-americano de tissue
Fotógrafo: Roger Gonzales
Pulorama retorna ao Shopping Palladium com mais atrações e experiência ampliada

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Copia-de-Campanha-75
Volta às aulas: saiba onde descartar material escolar usado em Curitiba
Projeto Logística Reversa do Colégio Positivo recicla materiais de papel sem uso Com a chegada do novo...
Saiba mais >
O consumo de papel premium na América Latina Divulgação Valmet
Valmet se consolida na liderança do mercado latino-americano de tissue
Empresa responde por 416 mil toneladas anuais e registra avanço considerável no market share do segmento...
Saiba mais >
Fotógrafo: Roger Gonzales
Pulorama retorna ao Shopping Palladium com mais atrações e experiência ampliada
Após sucesso da edição anterior, circuito infantil ocupa 235 m², reúne novos desafios e reforça aposta...
Saiba mais >
Divulgação Neodent
Quase metade das indústrias brasileiras já investe em energia renovável
Com 2,2 mil m² de painéis solares em Curitiba e capacidade anual de 440 MWh, Neodent avança na transição...
Saiba mais >