Cooperativismo feminino: mulheres celebram mês de março com aumento de participação no setor

[flgallery id=3705 /]

De acordo com dados do Sistema OCB, Brasil conta com mais de 5 milhões de cooperadas

Sara Jacobi, produtora de suínos e cooperada da Frísia, no Paraná, começou sua caminhada no setor em 2016. “Eu entrei nesse ramo há cinco anos e foi por sucessão familiar. Na época, meu pai estava reformando e ampliando os barracões e, por isso, eu aceitei o desafio de trabalhar nessa área”, conta. Ela é uma das 5.256.000 cooperadas no país e contribui para a produção da Alegra, indústria de derivados da carne suína localizada em Castro. 

Para Sara, a palavra que resume o dia a dia no setor é superação. “Os desafios não são poucos e, para seguir em frente, é preciso manter o foco e realmente gostar de trabalhar com isso. Nem sempre os resultados são imediatos, mas com persistência e acompanhando tudo de perto, torna-se uma atividade prazerosa”, explica. Como cooperada da Frísia, Sara faz parte do projeto de intercooperação da Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal e que representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. 

Indústria

Além das cooperadas, o setor também conta com colaboradoras que fazem parte do dia a dia das indústrias, responsáveis por transformar o material que vem da produção dos cooperados em produtos para o mercado. Para a supervisora do laboratório da Fundação ABC, instalado na indústria de trigo da Unium, Viviane Kochinski, atingir o cargo que ocupa atualmente é uma vitória. “Tenho como conquista chegar onde cheguei com comprometimento e seriedade. Toda mulher busca seu espaço e sabemos que nem todo ambiente proporciona isso, infelizmente. Mas no ambiente de trabalho em que atuo, jamais senti distinção, pelo contrário, sinto valorização”, ressalta. 

Já para a coordenadora administrativa da Unidade de Beneficiamento de Leite de Ponta Grossa, Kathiane Keroline Dias, o segredo para que mulheres cheguem mais longe é a descoberta do potencial de cada uma. “Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força. Hoje, um dos principais desafios da sociedade é a empatia, pois temos que entender que cada pessoa possui dificuldades e problemas diferentes, e nós devemos nos colocar no lugar delas para ajudar e colaborar da melhor forma possível para a descoberta do potencial de cada uma”, explica. 

Valores do cooperativismo

Para as mulheres e, principalmente, aquelas ligadas ao setor cooperativista, março é um mês especial. Além da celebração do Dia Internacional da Mulher, que traz à tona a luta por igualdade, também é comemorado o Dia da Integração Cooperativista. 

A data celebra valores do cooperativismo que reforçam o papel do modelo que promove o desenvolvimento sustentável da comunidade. As cooperativas se destacam por serem geridas de forma democrática e participativa, de acordo com o que pretendem seus associados, e assim criando um ambiente colaborativo e plural, que abre espaço para a participação de todos. 

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.

Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >