Copa do Mundo: hospitais apostam em menu temático para aproximar pacientes e colaboradores durante jogos do Brasil

O brasileiro é apaixonado por futebol e a cada quatro anos a Copa do Mundo chega para comprovar isso. A comoção é nacional e, para quem está passando por algum problema de saúde, essa atmosfera de união e alegria pode fazer a diferença. Mas será que é possível trazer esse sentimento para dentro de ambientes até então tão silenciosos como hospitais? Muitas equipes dessas instituições vêm comprovando que sim.

Em Curitiba (PR), nutricionistas e todo o time da cozinha e copa dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru planejaram ações com cardápios especiais e decorações temáticas para trazer o clima festivo da torcida pelo hexa para dentro das instituições. “Nos dias de jogos do Brasil, teremos cardápios diferenciados, focados no verde e amarelo. Tudo pensado para mandar boas energias durante as partidas e garantir uma boa experiência para pacientes e colaboradores”, conta a coordenadora de nutrição dos hospitais, Patrícia Conter Lara Prehs.

Cardápio verde e amarelo

A cada jogo do Brasil, os hospitais vão preparar lanches e refeições específicos, como gelatina, pipoca, pudim e beijinho nas cores verde e amarela, além de sanduíches decorados com a bandeirinha brasileira. No refeitório, a decoração temática para a Copa do Mundo é a grande estrela. Segundo a coordenadora, as ações realizadas deixam o momento da alimentação mais leve e divertido.

Iniciativas simples como a elaboração de cardápios diferenciados, considerando hábitos culturais e preferências alimentares dos pacientes, favorecem a alimentação no ambiente hospitalar e a aceitação das refeições servidas, contribuindo para a garantia do estado nutricional. Isso auxilia na recuperação e alivia a parte psicológica do tratamento. Por isso, é importante que os cardápios sejam criados tomando todo o cuidado para que, além de leves e divertidos, sejam saudáveis e funcionais, “A atuação do nutricionista nesse contexto é essencial para identificar quais preparações podem ser ofertadas, seguindo a prescrição médica de cada dieta e possíveis restrições alimentares do paciente, com opções saborosas, balanceadas e exclusivas de acordo com cada realidade”, complementa a nutricionista.

Comfort food

Trazer um pouco de acolhimento por meio da alimentação é uma forma de minimizar a distância de casa e deixar o período de internamento mais leve. Por isso, ações como essa são realizadas dentro dos hospitais em diversas épocas do ano, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Festa Junina, Natal e Ano Novo, sempre com o intuito de transformar o dia dos pacientes e garantir a humanização no atendimento.

Como não é possível entrar com comida de fora nos hospitais – para garantir a dieta prescrita – é comum que o pessoal da cozinha reproduza pratos com memórias afetivas para cada paciente seguindo as receitas indicadas por eles. O desejo de comer um sanduíche de uma lanchonete famosa virou missão para a equipe da nutrição que produziu pão, recheios e até imprimiu cardápio para garantir a melhor experiência possível.

O engenheiro Sérgio Halfeld, 50 anos, precisou ficar internado e não queria deixar de comemorar os 19 anos de namoro – são 15 de casados – comendo a pizza que costuma consumir na data junto com a esposa. Com a receita em mãos, a equipe da nutrição colocou a mão na massa e garantiu o jantar do casal que tem dois filhos, um de 14 e outro de 9 anos. “Ter um familiar nessa situação é tão complicado e esses mimos que recebemos, que deixam a casa da gente mais próxima, fazem toda a diferença tanto na recuperação do Sérgio quanto no lado emotivo, já que posso voltar pra casa e passar mais segurança para os meus filhos sobre o tratamento que está sendo realizado”, comenta a esposa Tatiana Halfeld.

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >