Cresce número de fundos e verbas do cooperativismo de crédito voltados para prática ESG

Criado em 2004 por meio de uma iniciativa do Banco Mundial e da ONU, o termo ESG, que significa Ambiental, Social e Governança, ganhou notoriedade e ainda mais força nos últimos dois anos. A busca por boas práticas tem movimentado todos os setores, inclusive o financeiro. Cooperativas de crédito têm mobilizado fundos e verbas para investir em entidades e projetos pautadas na agenda ESG.

“Existe um movimento sendo realizado em todos os setores do país. As questões sociais, ambientais e de governança têm sido essenciais para planejar o futuro, e também para analisar riscos e decisões de investimentos. Pautadas nessas boas práticas, muitas empresas vêm aderindo à ESG, e, com isso, o número de Fundos Sociais também vem crescendo dentro das instituições financeiras, como é o caso da Sicredi Iguaçu PR|SC|SP, que criou o Fundo Social 2022”, conta a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP,  Letycia Fossatti Testa.

O Fundo Social 2022 é uma iniciativa da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP que destina parte dos resultados da Cooperativa para projetos nas áreas de cultura, esporte, educação, meio ambiente, saúde e segurança em todos os municípios onde a Cooperativa atua. Neste ano, mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa.

“O Fundo é constituído e mantido com recursos originários de destinação de percentual determinado das sobras líquidas da Cooperativa, apuradas em cada exercício. A composição desses recursos se dará por meio da destinação de até 3% das sobras da Cooperativa do exercício anterior, conforme o Estatuto Social. Caberá ao Conselho de Administração da Cooperativa, a cada ano, a decisão sobre o percentual que será destinado ao Fundo Social, observando o limite previsto no Estatuto”, explica.

Para este ano, o Conselho de Administração da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP destinou 2% do resultado do exercício anterior, o que representou R$ 1.100.416,24, valor que foi distribuído entre as 28 agências da Cooperativa. Ao todo, foram aprovados 92 projetos, sendo 79 deles na área de atuação do Paraná, cinco em Santa Catarina e oito em municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Oito projetos contemplados na RMC

Dos projetos contemplados na RMC, dois são de Campinas, três de Valinhos, dois de Paulínia e um de Sumaré. As verbas serão destinadas às áreas de educação, saúde, inclusão social e meio ambiente.

Entre as entidades que serão beneficiadas na região estão a Sociedade Campineira de Educação e Instrução do Hospital PUC Campinas, o Lar da Criança Feliz, e a AUPACC – Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer, entre outras.

Quem pode participar do Fundo Social?

Entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, estabelecidas nos municípios da área de atuação da Cooperativa e associadas ao Sicredi, que realizam projetos com algum dos seguintes fins: educação, cultura, esportes, saúde, meio ambiente, segurança, e inclusão social.

“Mas é importante ficar atento às regras! Para seleção dos projetos são considerados alguns critérios como: maior número de pessoas impactadas; maior temporalidade dos benefícios gerados; maior benefício social à comunidade; maior abrangência local; êxito em projetos similares já realizados; aprovação da prestação de contas, caso a entidade já tenha sido contemplada em exercícios sociais anteriores com recursos do Fundo Social”, comenta Letycia.

Após se encaixar em todos os critérios, a entidade pode então se inscrever e solicitar os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto. “Cada entidade pode inscrever um projeto por ano e solicitar de 1 a 12 salários mínimos para desenvolvê-lo, e, em caso de ser contemplado,  o Sicredi disponibiliza o recurso e a entidade tem até o final do ano para realizar a ação, para posteriormente prestar contas da utilização do recurso e dos resultados do projeto”, ressalta.

Para mais informações sobre o Fundo Social acessar o site:

www.sicredi.com.br/coop/iguacu/desenvolvimento-do-cooperativismo/fundosocial/

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Legenda: Fundo Social 2022 destina parte dos resultados da Cooperativa para projetos nas áreas de cultura, esporte, educação, meio ambiente e nos municípios da área de atuação
Créditos: divulgação

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >