Criado por uma estudante de 8 anos, projeto de logística reversa vence maior prêmio do setor gráfico do Paraná

 
Um projeto idealizado por uma estudante de 8 anos que prevê a reciclagem de livros didáticos foi um dos vencedores do 17º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, foi a premiada na categoria Sustentabilidade, lançada este ano, com o projeto “Logística Reversa de Livro Didático”, no prêmio que é considerado o maior da indústria gráfica paranaense.
A ideia do projeto foi da estudante do Colégio Positivo Internacional, Helena Giotto, que pensou em uma forma de ajudar o meio ambiente após ler a frase “Como nossa escola pode reduzir o impacto ambiental?”, no mural do colégio. Todo o material coletado de novembro de 2018 a março de 2019 – 28 toneladas – foi encaminhado para o processo de reciclagem, virando matéria-prima para a fabricação de outros produtos.
A receita arrecadada com a venda do material didático foi dividida entre os cinco colégios participantes, conforme a arrecadação de cada um, e será destinada a projetos sociais escolhidos pelos alunos. No final deste ano, o projeto de Logística Reversa será replicado para todas as unidades do Colégio, em Curitiba (PR), Joinville (SC), Ponta Grossa (PR) e Londrina (PR).
“O Positivo é responsável pela concepção, produção e impressão de milhares de livros didáticos por meio da Posigraf, da Editora Positivo e do Colégio Positivo. Com o lançamento do projeto Logística Reversa, no final de 2018, o grupo passou a ser responsável também pelo destino final dos materiais, fechando com responsabilidade essa cadeia”, justifica a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo Positivo, Andréa Luiza Arantes.
A gráfica do Grupo Positivo também foi a vencedora na categoria “2.2 – Revista com acabamentos especiais”, com a revista Gastronomia Angeloni de Janeiro/Fevereiro. A premiação é promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (SIGEP) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná (ABIGRAF-PR).
 
Sobre a Posigraf
Há mais de 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem um escritório em São Paulo e representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >