Crianças de Salvador e Curitiba trocam experiências no dia do aniversário das duas capitais

No dia 29 de março, a ensolarada Salvador e a fria Curitiba comemoram aniversário juntas. Enquanto a capital baiana completa 474 anos, a paranaense chega a seus 330 anos em 2023. A mais de 2,3 mil km de distância uma da outra, essas duas cidades importantes e históricas dividem pouco, além da data de fundação. Por isso, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Augusto Comte, de Salvador, e do Colégio Positivo – Água Verde, de Curitiba, participam este ano de um intercâmbio cultural para aprender um pouco mais sobre as aniversariantes.

Depois de terem uma introdução à história das cidades, sua localização, clima, características culturais, monumentos históricos e curiosidades, as crianças poderão trocar postais com seus novos amigos. Os curitibanos tiveram uma aula de culinária em que aprenderam a preparar a cocada, doce típico baiano. Ao mesmo tempo, os soteropolitanos puderam conhecer algumas expressões idiomáticas que só são usadas em Curitiba.

Para a diretora do Colégio Augusto Comte, Itana Aquino, o projeto é uma forma de aproximar duas realidades que podem ser muito diferentes no dia a dia. “Sabemos que o Sul e o Nordeste têm entre si, além da distância geográfica, uma infinidade de diferenças. No entanto, Curitiba e Salvador foram e são fundamentais para a história do Brasil e para a construção do que conhecemos hoje como identidade nacional. Queremos demonstrar que somos mais que as diferenças que nos separam”, afirma. 

Por sua vez, a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Positivo – Água Verde, Simone Kleina Machado, considera que essa é uma oportunidade para que os estudantes ampliem seus horizontes sem sair da sala de aula. “Conhecer outras culturas e outros lugares é fundamental para que nossas crianças entendam que o mundo é muito maior do que as fronteiras físicas que conseguem enxergar. Esse intercâmbio é uma chance única para que eles saibam que há vivências diferentes daquelas que eles experimentam”, ressalta.

Idealizado com o objetivo de promover o diálogo entre estudantes de diferentes partes do país, o projeto se encerra na quarta-feira (29), dia do aniversário das duas capitais, com um bate papo on-line entre as duas turmas. A diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Milena Fiuza, explica que, mais que apenas colocar professores falando sobre cada uma das cidades, a ideia permite que as próprias crianças compartilhem sua visão de mundo com amigos de tão longe. “Com essa interação, conseguimos colocar os pequenos como protagonistas do próprio aprendizado, construindo novos conhecimentos e ensinando um pouco do que sabem, também”, comemora.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >