Crise e desemprego aquecem procura por especialização e MBA

[flgallery id=137 /]

Economia instável impulsiona investimento em aprimoramento profissional

Crise econômica permanente e demissões em alta. O mercado está em recessão. Mas um setor que não conhece adversidades é o de especialização no ensino superior. Na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), por exemplo, o número de matrículas para cursos de MBA e pós-graduação aumentou em média 66%, em relação ao mesmo período de 2015. A que se deve esse comportamento em tempos de economia em queda livre?
Uma série de fatores analisados por especialistas pode ajudar a entender o fenômeno da procura por mais conhecimento e formação acadêmica. Entre eles, pode-se citar a estratégia pessoal de busca por qualificação, que leva a promoções no atual emprego e novas oportunidades no mercado de trabalho. “As pessoas sabem que se não qualificarem na questão acadêmica, o mínimo exigido não estará sendo cumprido. E também estão procurando elevar o currículo profissional para se destacar no mercado”, afirma Susanne Zanetti, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná (ABRH-PR), entidade que representa os headhunters e gestores de pessoas.
Susanne também faz questão de ressaltar o hábito presente em profissionais de estarem sempre à procura de diferenciação de seus currículos. “Percebo uma vontade  e interesse real em aprender, em ir além, na busca de se aperfeiçoar, independente do mercado. A continuidade nos estudos  é um meio de nos tornarmos mais preparados e adquirirmos conhecimentos e habilidades que afetarão positivamente nosso desempenho profissional”, analisa.
Quem foi demitido e percebe a luz amarela acionada na carreira decide procurar novos espaços. A volta aos bancos universitários é uma demonstração ao mercado de que o recomeço, com mais qualificação, é uma forma de estar em sintonia com as novas oportunidades que podem surgir. “Muitas pessoas que foram desligadas e estão em transição entendem que não será fácil se recolocar num curto espaço de tempo. E não querem ficar paradas, ou desconectadas do mercado, de pessoas, de uma alguma atividade intelectual”, destaca Susanne.
É o caso de Felipe Sgarbossa Alves, que apostou na pós-graduação de Planejamento e Gestão de Negócios, mesmo depois de ser demitido. “Se especializar e estar em contato com o mercado é um diferencial para buscar a recolocação”, justifica. A estratégia deu certo. Sem perder a motivação, Felipe conseguiu um novo emprego em oito meses. Para o coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo, Leandro Henrique de Souza, casos como esse são cada vez mais comuns. “Este ano, muitos estudantes aproveitaram o momento de instabilidade para investir numa especialização, certos de conseguir uma recolocação em menor tempo ou até mesmo como uma forma de melhorar os negócios”, ressalta.
A empresária Juliana Salgado, que acaba de entrar no MBA de Gestão de Varejo e Administração de Shopping Center, busca novas ferramentas que possam ser aplicadas na sua empresa. “Como o cenário político e econômico está instável, é preciso se reinventar, buscar competências e novas formas de ver o próprio negócio”, ressalta. Para a empresária, que atua no setor de moda feminina, adquirir novas habilidades e estar em contato com profissionais do mercado é essencial para passar pela crise sem ser afetado por ela.
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >