Cultura japonesa influencia história e economia do Paraná

[flgallery id=433 /]

Evento tradicional do Japão, 26º Haru Matsuri acontece nos dias 24 e 25 de setembro em Curitiba

Há mais de 100 anos os japoneses chegaram ao Paraná, um ano após desembarcarem no porto de Santos (SP). Desde então, as tradições milenares do povo do sol nascente se misturam à cultura e à economia brasileira. Produtos como o caqui e o bicho da seda, por exemplo, foram introduzidos no Brasil por meio da influência nipônica. Os festivais matsuri, muito tradicionais no Japão, são outro exemplo da cultura que cruzou os mares e entrou no calendário brasileiro.
Histórico
São Paulo é o local onde desembarcaram os primeiros imigrantes em torno dos anos 1900. O Paraná é o segundo maior estado do Brasil com concentração de nikkeis – descendentes nascidos fora do Japão. O Norte Pioneiro do estado foi o local escolhido pelos japoneses, que inicialmente se dedicaram à piscicultura, horticultura e fruticultura. Maringá e Londrina são as cidades paranaenses que concentram o maior número de japoneses no estado e onde a economia mais sente a influência de seus colonizadores.
A construtora paranaense A.Yoshii é um desses exemplos. Fundada há 51 anos em Apucarana, pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, a empresa se fixou em Londrina e Maringá para expandir sua atuação. No setor industrial desenvolve obras de grande porte em todo o Brasil, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. Com dezenas de empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, a empresa ampliou sua atuação para Curitiba em 2015 e alia conceitos da cultura japonesa ao modo de trabalhar brasileiro.
Celebrar e venerar
O Haru Matsuri é um desses eventos trazidos ao Brasil e com um grande público de simpatizantes da cultura. Em Curitiba (PR), a festa teve início em 1991 e terá agora em setembro, nos dias 24 e 25, a sua 26ª edição. Desde então, traz os elementos da milenar cultura japonesa de amor à natureza, principalmente às flores, que representam o renascimento.
A festa contará com a participação da construtora A.Yoshii e seu mascote Kiko, que ajudará a animar os visitantes. Durante o evento, quem se cadastrar no estande da empresa pode concorrer a um prêmio surpresa. O evento comemora a chegada da primavera e agradece à vida pela sua beleza e também pelos dias prósperos, o que inspira músicos, dançarinos e artistas. Durante os dois dias haverá atrações tradicionais do Japão, como o taikô (tambores), bon odori (dança folclórica), nihon buyou (dança tradicional), yosakoi soran (dança moderna) e karaokê. A culinária também será um dos destaques, com grande variedade de comidas típicas como: sushi, hotsushi, tepanyaki, yakisoba, katsudon, takoyaki, tempurá, gyoza, dorayaki, manju, entre outros.
 
Serviço:
26º Haru Matsuri
Data: 24 e 25 de setembro.
Horário: Sábado das 10 às 20h e domingo das 10 às 18h.
Local: Expo Renault Barigui, Parque Barigui – Curitiba (PR).
Ingresso: R$ 7,00. Ou R$ 10,00 para os dois dias (menores de 05 anos e acima de 65 anos são isentos).
 
Sobre o Grupo A.Yoshii
A A.Yoshii Engenharia foi fundada há 50 anos pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana e transferiu sua sede para Londrina em 1979. No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global para clientes como Banco América do Sul, Casas Pernambucanas e Banco Itaú. Atingiu outras cidades do País, como Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Porto Alegre e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.
Com inúmeros empreendimentos residenciais realizados nas principais cidades do Paraná, se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, foi criada a Yticon, marca do grupo que foca no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Em 2010 a A.Yoshii iniciou suas atividades em Maringá e, em 2015, em Curitiba.
Uma das características marcantes da empresa é atuar sempre com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings: em outubro de 2015 o Grupo A.Yoshii foi eleito o terceiro melhor em Gestão de Pessoas na categoria de 3 mil a 7 mil funcionários, de acordo com o jornal Valor. Em 2014 a construtora foi classificada entre as 150 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista Você S/A.

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí
Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram...
Saiba mais >