Curitiba ganha espaço para capacitação gratuita de jovens

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) inaugurou, na última quinta-feira, 18 de novembro, o “Espaço de Capacitação e Cidadania – Sede F. Fernando Fontana”. O prédio de oito andares será utilizado para cursos de capacitação oferecidos pela entidade dentro do Programa de Aprendizagem e iniciativas sociais, como “Família em Ação” e “Jovem em Ação”, com previsão para encontros presenciais a partir de janeiro de 2022.

Com quase cinco mil metros quadrados, a nova estrutura possui um auditório com 142 lugares, cinco laboratórios de informática para atendimento diário de 300 usuários e 23 salas de aula com capacidade para atender diariamente por volta de 1,2 mil jovens que buscam inserção no mundo do trabalho.

O presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, destacou que a estrutura reforça o trabalho desenvolvido nas últimas cinco décadas. “Com a entrega desse espaço, dezenas de milhares de jovens – a maioria em situação de vulnerabilidade social – irão usufruir de uma infraestrutura moderna e completa nas muitas iniciativas realizadas para a qualificação visando um futuro mais promissor para cada um deles e suas famílias”, afirmou.

O trabalho ofertado pela entidade também foi ressaltado pelo presidente do Conselho Deliberativo e ex-presidente da entidade por quatro mandatos, Fernando Fontana: “O CIEE/PR é uma missão que nos leva a sonhar e trabalhar voluntariamente para transformá-la em realidade. E essa é a principal característica da atuação de conselhos, superintendência, gerência e colaboradores. Todos se dedicam ao progresso dos jovens que recorrem ao CIEE/PR para ingresso no mundo do trabalho.”

Homenagem

Durante a inauguração, que contou com a presença do presidente Nacional do CIEE, José Augusto Minarelli, o senador Oriovisto Guimarães recebeu o “Troféu Personalidade CIEE/PR – 2021” pelo incentivo à educação e serviços prestados à comunidade. “É uma satisfação muito grande ser reconhecido pelas pessoas da cidade onde sempre vivi. E sempre digo que, por meio do trabalho, a gente transforma o mundo e se transforma. O CIEE ajuda o ser humano naquilo que é essencial na vida de todos nós, que é ligar as nossas mãos com a nossa alma, o nosso ser com o nosso fazer. O CIEE ajuda os jovens a unir a teoria à prática”, comentou o senador.

Programas sociais e de aprendizagem

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR auxilia na inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho e empresas no cumprimento das cotas obrigatórias para contratação de aprendizes, estabelecidas entre 5% e 15% em relação ao total de funcionários. Em 15 anos de atuação, mais de 25 mil jovens do Paraná foram beneficiados pelo programa.

Desenvolvido em todo o estado, a iniciativa promove uma formação que alia capacitação teórica à prática e oferta cursos nas áreas de Serviços Administrativos, Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado e Telesserviços/Telemarketing. O programa é destinado a estudantes com idades entre 14 e 24 anos — ou a pessoas com deficiência (PCD) a partir de 14 anos. Para participar é necessário que o jovem esteja cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior de instituição pública ou seja bolsista de instituição privada que atende prioritariamente, mas não exclusivamente, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em todo o Paraná, a entidade também desenvolve o programa social “Jovem em Ação”, oferecido gratuitamente com objetivo de promover a capacitação profissional de jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. O programa promove encontros que incentivam a reflexão sobre temas ligados ao mundo do trabalho e também à cidadania. Além disso, o CIEE/PR também tem integrado familiares dos jovens no processo de formação. O programa gratuito “Família em Ação” reúne os responsáveis pelos estudantes, trazendo assuntos e dinâmicas que ajudam a reforçar vínculos familiares para o desenvolvimento profissional.

O CIEE/PR ainda disponibiliza, em vários municípios do Paraná, palestras e cursos livres de qualificação e atualização profissional.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 25 mil estagiários e 5 mil aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

Legenda: O novo prédio tem cerca de cinco mil metros quadrados, um auditório com 142 lugares, cinco laboratórios de informática e 23 salas de aula
Créditos: Lening Abdala

Share:

Latest posts

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
O Ventura Shopping realiza, nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h30, um tributo ao RBD como parte da...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
Companhias que promovem a diversidade colhem benefícios como inovação, criatividade e um ambiente de...
Saiba mais >
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >