Curitiba ganha mais pontos de recarga de veículos elétricos

Universidade Positivo disponibiliza eletropostos para comunidade dentro do campus Ecoville

Curitiba acaba de receber mais três pontos de recarga para veículos elétricos. Os novos postos estão localizados no campus Ecoville da Universidade Positivo (UP), elevando o número total de eletropostos na cidade para mais de 60. Em uma parceria com a Estapar e a Zletric, os locais de recarga estão instalados nos estacionamentos do Bloco do Bosque (E5), da Pós-Graduação (E8) e do Viasoft Experience (E10).

O serviço de recarga elétrica está disponível tanto para a comunidade acadêmica quanto para visitantes. Segundo a gerente administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcantara, essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em fomentar ações de sustentabilidade no campus. “Ao oferecer uma alternativa aos combustíveis fósseis, a instalação desses pontos de recarga contribui para a redução de ruídos e incentiva a adoção de práticas ambientalmente mais responsáveis, alinhadas com o atual movimento de transformação da sociedade”, explica. 

Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo Zletric, disponível gratuitamente para Android ou iOS. Após o cadastro, os usuários devem adicionar créditos via PIX ou cartão de crédito, conectar o cabo da estação ao veículo e iniciar o carregamento pelo código QR disponível no ponto de recarga. Ao longo de 35 anos, a Universidade Positivo vem investindo em práticas sustentáveis como um dos pilares fundamentais da operação. Esse compromisso resultou no reconhecimento do campus sede da UP como um dos 100 campi mais sustentáveis do mundo, de acordo com o ranking de sustentabilidade da UI GreenMetric de 2019. As iniciativas abrangem desde a destinação correta de resíduos até o consumo consciente de água e energia, incluindo a utilização de uma usina fotovoltaica responsável por parte da demanda energética da universidade.

Paraná é destaque  

Em outubro, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assinou um decreto que prevê a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos, com o objetivo de incentivar a eletromobilidade e reduzir a emissão de carbono na frota. Esse decreto reforça o pacto assumido por Curitiba no Acordo de Paris, no qual a cidade se compromete a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas. 

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Paraná possui mais de 1.600 carros elétricos, com a maior parte deles em Curitiba, totalizando 882 veículos e representando 54,41% da frota do estado. O Paraná é o segundo estado do país com a maior frota de veículos elétricos, correspondendo a 11,3% do total, ficando atrás apenas de São Paulo. 

Além dos benefícios práticos e econômicos, a utilização de veículos elétricos também tem um impacto significativo na redução das emissões de CO₂ na atmosfera. De acordo com um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil), os carros elétricos mostram uma redução de 64% a 67% nas emissões, em comparação com veículos movidos a combustão.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >