Curitiba ganha “mini cidade inteligente” para incentivar crianças a debater o futuro dos municípios

[flgallery id=410 /]

iCities Kids, que acontece de 16 a 25 de setembro no Parque Barigui, pretende disseminar conceitos de smart cities entre crianças e adolescentes

A Semana Nacional do Trânsito contará com uma programação diferente para as crianças em Curitiba. De 16 a 25 de setembro será realizada no Parque Barigui a primeira edição do iCities Kids – um evento que propõe a discussão dos problemas atuais e futuros das cidades entre os estudantes do ensino fundamental. A ideia é buscar novos entendimentos e disseminar conceitos de sustentabilidade entre os pequenos, a fim de formar cidadãos que contribuam para uma vida melhor e mais colaborativa.
De uma forma lúdica e atraente ao olhar das crianças, os promotores do iCities Kids montarão uma “mini cidade inteligente” ao lado do Salão de Atos, no Parque Barigui. Por meio dela serão abordados temas como educação no trânsito e mobilidade, sustentabilidade, geração de energias renováveis e robótica. Durante a semana, as atividades serão voltadas a alunos da rede municipal de ensino e, aos sábados e domingos (17, 18, 24 e 25 de setembro), será aberto ao público que quiser levar ao evento crianças entre 7 e 11 anos, acompanhadas dos pais.
“O objetivo é envolver mais de 800 estudantes em oficinas dinâmicas e com aprendizado concreto, para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes, no qual a tecnologia e a inovação permeiam áreas como: educação, saúde, segurança pública, serviços de utilidades (água e energia), serviços públicos, telecomunicações e transportes”, explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids.
Dentro do tema educação para o trânsito os estudantes contarão com atividades em três modais: pedestre, bicicleta e carro elétrico. Isso porque, independente do papel que exerçam no trânsito, precisam estar cientes dos deveres, legislação, atenção ao próximo e meio ambiente. Numa abordagem diferenciada, as crianças receberão noções sobre princípios de risco, cidadania e sustentabilidade.
Outra oficina disponível para os estudantes vai abordar as energias renováveis e resíduos. “Nelas serão abordadas as fontes alternativas, como a solar, a eólica, a hidrelétrica e a biomassa, além de mini painéis fotovoltaicos (os populares painéis solares), para que eles entendam o funcionamento”, explica Roberto Marcelino, diretor de novos negócios do iCities. A oficina contará ainda com uma maquete da Usina de Itaipu e um gerador eólico.
Outro tema apresentado às crianças será a “cultura do lixo” e o “conceito lixo zero”. Para isso, serão instalados no local uma composteira de resíduos sólidos e uma horta suspensa.
E, dentro do conceito inovação, está prevista uma oficina de robótica. Nela será possível interagir com robôs e ver como projetos construídos por crianças podem auxiliar no dia a dia das cidades. Para demonstrar esta questão serão expostos jardins inteligentes que economizam água e energia.
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba (SMELJ) também participa do evento com brinquedos e atividades voltadas às crianças num espaço ao lado do iCities Kids. O evento é apresentado pelo Instituto Renault e conta com o patrocínio de Itaipu e Renault, além do apoio da Nutrimental, Grow, Cultura Inglesa, Baldo, Editora Positivo, Robótica Kids, Schneider Electric, IBQP, Oxil e ICI – Instituto das Cidades Inteligentes.
Serviço              
iCities Kids
Data: 16 a 25 de setembro
Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
Local: Ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx, s/n. Santo Inácio – Curitiba – PR.
Mais informações: http://www.icities.com.br
 
Sobre o iCities
O iCities é uma empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes e realiza o Fórum Internacional iCities desde 2012 com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes. O evento, que se tornou um dos maiores da América Latina, apresenta tendências, cases, inspirações, produtos e serviços já implementados ou projetos em desenvolvimento. Os idealizadores do evento, André Telles, Caio Castro, Eduardo Marques e Roberto Marcelino, identificaram nas crianças e adolescentes um público estratégico para a disseminação do conceito de smart cities, por isso, decidiram promover a primeira edição do iCities Kids.

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >