Curitiba: projeto arrecada papel usado para reciclagem

População pode descartar cadernos, apostilas e materiais da rotina escolar no Colégio Positivo e recursos são utilizados para projetos sociais

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel usados na rotina escolar podem ser descartados em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba. O Programa de Logística Reversa de Livro Didático tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. 

Devido ao sucesso da iniciativa, o projeto agora é permanente, com caixas coletoras disponíveis nas unidades dos Colégios da Rede Positivo no Paraná e em Santa Catarina. Em Curitiba, quem tiver materiais didáticos sem uso pode deixá-los na recepção das unidades Água Verde, Boa Vista, Jardim Ambiental, Júnior, Hauer e International. 

Resultado

A receita obtida com a venda desses materiais para empresas de reciclagem é integralmente destinada aos projetos sociais desenvolvidos por alunos e professores em comunidades locais. Em 2023, o programa arrecadou aproximadamente 26 toneladas de materiais, o equivalente a cerca de 90 mil livros. 

Neste ano, os recursos provenientes foram utilizados para a revitalização do parquinho CMEI Profa. Odette Cominato, em Ponta Grossa (PR), que ganhou novos balanços, escorregadores, pontes de escalada e um brinquedo musical. Para o próximo ano, outra cidade onde o Colégio tem unidade será beneficiada. 

A equipe do Instituto Positivo — braço social do Grupo Positivo — fez um levantamento de potenciais organizações que poderiam ser beneficiadas com o projeto e, de acordo com as diretrizes estabelecidas, selecionou o CMEI Odette Cominato. “Fomos recebidos pela Secretaria de Educação, que prontamente apoiou o projeto, nos colocando em contato com a diretora do CMEI. Após uma visita para avaliar as necessidades, optamos pela revitalização do parquinho existente e instalar um novo, oferecendo mais opções de brinquedos”, explica a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

De acordo com a diretora do CMEI Odette Cominato, Maria Cristiane Ribeiro de Almeida, o novo parque vai proporcionar mais oportunidades para os estudantes. “O desenvolvimento infantil ocorre de maneira lúdica e as brincadeiras são essenciais nesse processo. As crianças e a comunidade recebem com muita alegria e gratidão”, afirma. 

A diretora do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), Carla Riquerme de Freitas destaca a importância da colaboração, que foi fundamental para o sucesso do projeto. “O programa de Logística Reversa envolve toda a comunidade escolar, desde alunos, professores até pais e colaboradores, e fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e a comunidade local”, pontua.

Programa de Logística Reversa de Livro Didático

Durante todo o ano

Colégio Positivo – Água Verde

Rua Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, 411 – Água Verde

Colégio Positivo – Boa Vista

Rua Carlos de Campos, 1090 – Boa Vista

Colégio Positivo – Jardim Ambiental

Rua Itupava, 985 – Hugo Lange

Colégio Positivo – Júnior

Rua Marcelino Champagnat, 733 – Mercês

Colégio Positivo – Hauer

Rua Anne Frank, 1919 – Hauer

Positivo International School

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville

Share:

Latest posts

Envato Imagens
Com 26 toneladas de carne, 45 mil pessoas e tentativa de recorde mundial, ASSAFEST busca projetar Paraná no cenário dos festivais gastronômicos
Divulgação
Decidir sem todas as respostas: 6 lições de Guga Kuerten para líderes em tempos de incerteza
caixa-coleta-figurinha-copa-26-colegio-positivo
Papel de figurinha da Copa leva 100 anos para se decompor; Colégio Positivo cria ponto de coleta

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Envato Imagens
Com 26 toneladas de carne, 45 mil pessoas e tentativa de recorde mundial, ASSAFEST busca projetar Paraná no cenário dos festivais gastronômicos
Evento prevê investimento de R$ 2,45 milhões, espetáculo com 1.500 drones e mais de mil costelas assadas...
Saiba mais >
Divulgação
Decidir sem todas as respostas: 6 lições de Guga Kuerten para líderes em tempos de incerteza
Tricampeão de Roland Garros compartilhou no Senior Experience aprendizados sobre adaptação, resiliência...
Saiba mais >
caixa-coleta-figurinha-copa-26-colegio-positivo
Papel de figurinha da Copa leva 100 anos para se decompor; Colégio Positivo cria ponto de coleta
Campanha incentiva o descarte correto do material e reforça a conscientização ambiental entre estudantes...
Saiba mais >
Divulgação
Senior Sistemas adquire Forbiz Business Software e fortalece atuação no Paraná
Movimento amplia presença regional e reforça proximidade com clientes em operação de R$ 62,1 milhões Blumenau...
Saiba mais >