Curso gratuito capacita depiladoras para orientação sobre saúde íntima

[flgallery id=1815 /]

Professores e alunos da Universidade Positivo ensinam profissionais da depilação a identificarem DSTs e sinais de violência contra a mulher. Inscrições estão abertas

O curso de Medicina da Universidade Positivo realiza, no dia 1° de outubro, a 5ª edição do “Depiladora Amiga”. Com apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o projeto visa capacitar profissionais da depilação com informações a respeito de sintomas de DSTs e identificação de sinais de violência contra a mulher. De acordo com a professora de Saúde da Família da Universidade Positivo e idealizadora do projeto, Andressa Gulin, as depiladoras podem estimular suas clientes a realizarem consultas, exames preventivos ou até denúncias. “Graças ao vínculo com suas pacientes, a depiladora tem um grande potencial e pode se tornar uma promotora de saúde, por meio de orientações e percepções diferentes”, afirma.
Neste ano, as depiladoras participantes serão orientadas por médicos, enfermeiros e estudantes sobre anatomia, doenças sexualmente transmissíveis e complicações, HPV e câncer, sexualidade, planejamento familiar, além de como identificar sinais de violência contra a mulher e como encaminhar clientes para atendimento nas unidades de saúde. “A prevenção é o melhor e mais seguro caminho para manter a saúde, principalmente das mulheres, que têm alta incidência de doenças como câncer de mama e de colo de útero, por exemplo”, explica Andressa. O evento é aberto a todas as depiladoras interessadas e será realizado na unidade Praça Osório da Universidade Positivo, das 8h30 às 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://www.depiladoraamiga.com.br/, até o preenchimento das vagas.
Para a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, contar com projetos como esse no município é importante, pois são ferramentas que contribuem com a saúde da mulher. “A depiladora sensibilizada e bem informada pode ajudar a mulher a identificar alterações no corpo e aconselhar que ela procure o serviço de saúde. Nossas 111 unidades básicas de saúde são a porta de entrada para essas pacientes”, explica.
Preferência
Ato frequente na agenda das brasileiras, a depilação faz parte da cultura do país, tanto por motivos climáticos, quanto por preferências sexuais. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Universidade de São Paulo, que entrevistou mais de 52 mil brasileiras, apenas 2,65% das mulheres preferem não realizar nenhum tipo de depilação. Com essa relevância e abrangência, a profissional que realiza a depilação acaba se tornando íntima das clientes, ganhando abertura para abordar temas que outros teriam mais dificuldade.
Sobre o projeto
Desde o início, em 2015, o Depiladora Amiga já capacitou mais de 500 depiladoras. Em julho de 2018, o projeto foi o vencedor na categoria Participação Comunitária e Controle Social em Saúde do 3º Prêmio Inova Saúde Paraná. A competição, que é uma iniciativa do Inesco e foi realizada em parceria com a SESA/ESPP, recebeu 122 trabalhos e entregou 33 prêmios.
 
Serviço
Depiladora Amiga
Data: 1° de outubro de 2018
Hora: 8h30 às 12h
Local: Universidade Positivo – Unidade Praça Osório | Praça Galeria Osório, 125 – Centro – Curitiba
Inscrição: goo.gl/sqrAvF
Informações pelo telefone (41) 3317-3000 ou pela página do evento no Facebook goo.gl/EJ8msY
 
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 61 cursos de Graduação presenciais, três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, mais de 150 programas de Especialização e MBA, cinco cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.
 

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >
Espaços para prática da fé em hospitais são demonstração de respeito às necessidades de pacientes e familiares Créditos: Divulgação
Espaços para prática da fé e espiritualidade são aliados no tratamento e internações médicas
Acolhimento se estende a pacientes, familiares e profissionais da saúde, com iniciativas perto de centros...
Saiba mais >