Curso gratuito capacita depiladoras para orientação sobre saúde íntima

[flgallery id=1171 /]
Médicos e enfermeiros da Universidade Positivo ensinam profissionais de depilação a identificarem DSTs e sinais de violência contra a mulher

Ato frequente na agenda das brasileiras, a depilação faz parte da cultura do país, tanto por motivos climáticos, quanto por preferências sexuais. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Universidade de São Paulo, que entrevistou mais de 52 mil brasileiras, apenas 2,65% das mulheres preferem não realizar nenhum tipo de depilação. Com essa relevância e abrangência, a profissional que realiza a depilação acaba se tornando íntima das clientes, ganhando abertura para abordar temas que outros teriam maior dificuldade.
Observando essa oportunidade, o curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) criou o programa “Depiladora Amiga”, que visa capacitar as profissionais com informações a respeito de sintomas de DSTs e identificação de sinais de violência contra a mulher. Com isso, as depiladoras podem estimular suas clientes a realizarem consultas, exames preventivos ou até denúncias. “Graças ao vínculo com suas pacientes, a depiladora tem um grande potencial e pode se tornar uma promotora de saúde, por meio de orientações e percepções diferentes”, afirma Andressa Gulin, professora de Saúde da Família da UP e idealizadora do projeto.
Uma das novas abordagens do projeto é a orientação sobre depilação em gestantes e em adolescentes. Segundo Andressa, a procura de depilação íntima por adolescentes está cada vez mais comum no início da vida sexual e, muitas vezes, elas procuram a depiladora antes mesmo do ginecologista ou dos pais. “Nesses casos, a profissional pode aproveitar o contato com a cliente adolescente para orientar sobre a ida ao médico ou sobre os métodos de proteção”, diz. Outro ponto ressaltado pela professora é o controle do HPV. “As lesões clínicas mais comuns ocorrem na vulva, vagina, ânus e pênis e o profissional de depilação é um dos que mais vê essas regiões dos pacientes. Com orientação adequada ele pode ajudar a identificar os sintomas”, explica.
Na 4ª edição do projeto, marcada para o dia 2 de outubro – início do Outubro Rosa -, as depiladoras participantes serão orientadas por médicos e enfermeiros sobre anatomia, lesões em região inguinal, fluxograma em unidades de saúde, técnicas de depilação, equipamentos de proteção, informações sanitárias, como identificar sinais de violência contra a mulher e como encaminhar clientes para atendimento nas unidades. “A prevenção é o melhor e mais seguro caminho para manter a saúde, principalmente das mulheres, que têm alta incidência de doenças como câncer de mama e de colo de útero, por exemplo”, explica Andressa.
O evento é aberto a todas as depiladoras interessadas e será realizado na Universidade Positivo – Praça Osório. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível no site https://www.depiladoraamiga.com.br/até o preenchimento das vagas. O custo é um pacote de absorvente feminino, que será doado a uma instituição que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social.
 
Serviço
Depiladora Amiga
Data: 2 de outubro
Hora: 8h30 às 12h
Local: Universidade Positivo – Unidade Praça Osório | Praça Galeria Osório, 125 – Centro, Curitiba
Valor: Um pacote de absorvente feminino
Inscrições: https://goo.gl/b6kN84
Informações pelo telefone  (41) 3317-3000  ou página do evento no Facebook https://goo.gl/R2dwhx
 
Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 20 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >