+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Curso Positivo lança playlist para reduzir a ansiedade dos vestibulandos

Postado no dia: 23 de novembro de 2016
Curso Positivo lança playlist para reduzir a ansiedade dos vestibulandos
  1. A seleção foi baseada em estudos científicos que comprovam que músicas leves auxiliam na redução da ansiedade(Divulgação)
  2. A lista inclui nove das dez músicas mais relaxantes do mundo(Divulgação)
  3. Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo(Crédito: Bruna Zembuski)

Lista inclui 9 das 10 canções mais relaxantes do mundo. Seleção inclui Adele e Coldplay

Preocupado com o nível de ansiedade que atormenta os vestibulandos nessa época do ano, o Curso Positivo acaba de lançar uma playlist no aplicativo Spotify. São mais de duas horas de músicas em 26 faixas selecionadas por neurocientistas, psicólogos, educadores e estudantes, com o objetivo de aliviar a tensão de quem se prepara para a fase final dos principais vestibulares do país. “A seleção foi baseada em estudos científicos que comprovam que músicas leves auxiliam na redução da ansiedade, pois as ondas sonoras afetam áreas do cérebro responsáveis pelas emoções”, afirma o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz.

A lista inclui nove das dez músicas mais relaxantes do mundo, indicadas por um estudo britânico divulgado recentemente pelo instituto de pesquisas Mindlab. Por meio de sensores, cientistas avaliaram a atividade cerebral de voluntários e, com informações fisiológicas, como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo da respiração, chegaram numa lista encabeçada pela música Weightless, do grupo Marconi Union. Segundo o estudo, o som de Weightless é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. A música, campeã da playlist, foi composta em parceria com a British Academy of Sound Therapy, justamente para proporcionar relaxamento.

A playlist do Curso Positivo inclui canções bem menos engenhosas. Até Adele entrou no ranking, com Someone like You, e Coldplay, com Strawberry Swing. Enya (Watermark) e Mozart (Canzonetta sull’aria) também entraram na lista. “A música é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano”, afirma o neurocientista e psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo. Segundo ele, a porta de entrada – e também a de saída – da aprendizagem humana é o emocional. “Tudo passa pela emoção, inclusive o conteúdo das questões solicitado no vestibular. Assim, se o emocional estiver comprometido, e a porta estiver fechada pela ansiedade, possivelmente o candidato terá dificuldades em acessar os arquivos das memórias, onde estão arquivados os conteúdos intelectuais construídos ao longo do processo educacional”, explica .

Carraro conta que a música com melodia suave é uma grande aliada nas vésperas das provas. “As mães utilizam-se das cantigas de ninar para acalentar seus filhos pequenos. A música acalma, ameniza dores, reduz a ansiedade, forma vínculos, além de relaxar o corpo e a mente. Ela reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que produz taquicardia, sudorese, perturbações do sono, irritações comportamentais, que influenciam substancialmente o preparo emocional nas situações que precedem a realização dos exames vestibulares”, explica.

 

Veja a playlist:

https://open.spotify.com/user/cursopositivo/playlist/1znpwjIkjBJTUjJBWZrW08

 

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (Centro e Batel) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos.

Todas as notícias