Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: 8 passos para uma transição tranquila

Apesar das possíveis inseguranças das crianças, com apoio e reforço positivo dos pais, juntamente com o acolhimento da escola, essa passagem tem tudo para ser fácil

A escola apresenta diversos desafios para a vida da criança, e a evolução é constante. Pais e professores podem auxiliá-la nessa trajetória. A primeira grande mudança na vida estudantil ocorre quando a criança passa da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os especialistas são categóricos ao afirmar que se trata de uma transição muito importante na vida dos pequenos. Atualmente, cerca de 12 milhões de estudantes estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, entre rede pública e privada, segundo dados do Censo de 2022. 

Apesar de a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental vir acompanhada de ansiedade, insegurança e medo de novos desafios, os pais precisam estar conscientes de que existe um período de adaptação, e a escola está preparada para ele. Dar autonomia aos filhos e transmitir segurança, ao mesmo tempo em que acolhe os sentimentos infantis com paciência, são fundamentais.  “Essa passagem representa uma fase crucial no percurso educacional das crianças. A mudança de etapa pode gerar apreensões tanto para os alunos quanto para as famílias. No entanto, com orientação e estratégias para auxiliar nesse processo, é possível proporcionar o suporte necessário para que enfrentem essa fase de maneira tranquila”, afirma a professora Domus Aurea, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Grupo Positivo. 

Dentre os grandes temores dos pais está o fato de as crianças passarem mais tempo sentadas em sala de aula, terem mais de um professor, cadernos e livros com várias disciplinas, além de lições. No entanto, a especialista explica que essa transição não é abrupta, mas ocorre em etapas. É importante lembrar que as brincadeiras e as interações, que são o eixo do currículo na Educação Infantil, permanecem. Logo, o primeiro ano do Ensino Fundamental representa uma continuidade desse processo, o que facilita a adaptação da criança no novo ambiente escolar. “Ainda assim, é imprescindível lembrar que cada pessoa possui um ritmo próprio, sendo crucial respeitar as individualidades e promover um ambiente acolhedor e estimulante para uma experiência escolar positiva”, finaliza Domus. 

Garanta o suporte que seu filho precisa

A seguir, a especialista destaca oito passos que os pais podem adotar para oferecer o suporte necessário aos estudantes

1- Comunicação efetiva com a escola: a adaptação dos pais deve ser embasada na confiança em relação à escolha da instituição de ensino, transmitindo segurança aos filhos. Além disso, é essencial manter uma comunicação aberta e transparente com a escola, garantindo alinhamento no processo de adaptação.

2- Ambiente seguro: cultive um ambiente de confiança e segurança em relação à escolha da escola. Transmita aos seus filhos a ideia de que estão em um local onde serão bem cuidados e acolhidos.

3- Despedidas e chegadas positivas: evite sair sorrateiramente da escola sem se despedir, pois isso pode gerar insegurança na criança. Ao se despedir, seja breve e positiva, enfatizando que voltará para buscá-la mais tarde.

4- Estímulo à autonomia: incentive o desenvolvimento da autonomia da criança, seja em aspectos socioemocionais ou acadêmicos. Ajude-a a organizar o material escolar, realizar tarefas e resolver problemas de relacionamento.

5- Rotina estruturada: facilite a adaptação ao Ensino Fundamental, explicando as mudanças no ambiente e horários. Esteja disponível para discutir qualquer preocupação que possa surgir.

6- Programas de alfabetização e letramento: para os alunos que iniciam a alfabetização, explore programas de apoio em casa para fortalecer o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita, respeitando sempre o ritmo de aprendizado de cada criança.

7- Interação com os componentes curriculares: familiarize seu filho com os novos componentes curriculares, como Ciências, História, Língua Inglesa, entre outros. Isso contribuirá para tornar a transição escolar mais rica e interessante.

8- Avaliação: esteja atento ao processo de avaliação da escola, compreendendo como os progressos e desafios do seu filho serão acompanhados e avaliados.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chega a São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo, e passa a contar com 17 unidades de ensino, em oito cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >