Das Ciências Humanas à redação, estudar Filosofia na reta final antes do Enem ajuda a garantir bons resultados

Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores vêm dedicando suas vidas a tentar compreender a natureza humana e as consequências do comportamento das pessoas para as sociedades. E, embora seja vasta a quantidade de conteúdos produzidos por eles, ter uma visão ampla sobre todas essas teorias e hipóteses continua sendo imprescindível no mundo contemporâneo. Tanto que a Filosofia é, ainda hoje, uma das disciplinas mais cobradas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja edição de 2021 está marcada para os dias 21 e 28 de novembro. 

“Observar de forma crítica a combinação de elementos que formam a sociedade atual enriquece nossa compreensão da realidade e amplia nosso repertório cultural e argumentativo. Isso é fundamental não apenas para resolver a prova de Ciências Humanas, mas também para elaborar uma boa redação”, alerta o assessor da área de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino, Jorge Prado. Para ele, os conhecimentos filosóficos podem ser bastante úteis, ainda, para responder às questões de Ciências da Natureza e de Linguagens, por exemplo. Afinal, tudo está, de alguma forma, relacionado à Filosofia.

Entre os temas mais cobrados na disciplina nos últimos anos, ele destaca a ética e a política. Isso significa que será necessário conhecer uma ampla lista de autores, que inclui Platão, Sócrates, Kant, Rousseau, Montesquieu e Marx, por exemplo. “A Filosofia Antiga também pode aparecer nas provas, então, é bom revisar os pré-socráticos, a visão racional sobre a natureza e todo o helenismo antigo”, ressalta. O especialista ainda diz que, temas como as teorias do conhecimento, epistemologia, fenomenologia, existencialismo, crítica da moralidade, feminismo, fenômenos políticos totalitários e outros também podem ser citados. Por isso, revisar questões dos anos anteriores contribuem para entender como esses conteúdos costumam ser abordados na prova.

Nem só de livros vive a Filosofia

Naturalmente, os principais conteúdos estão contemplados nos livros didáticos. Mas, para quem quer uma preparação mais completa, recorrer a outras fontes de conhecimento pode ser interessante. “Além dos livros, é preciso fazer uma análise crítica dos pensamentos e das ações humanas. É fundamental se manter informado sobre arte, política, ciência e tecnologia, sociedade, cultura digital e comportamento, meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo. Também é recomendável ler a respeito das lutas e demandas sociais e históricas”, aconselha Prado. No entanto, ele lembra que, embora hoje a informação não esteja represada em apenas um lugar, é preciso ter fontes diversificadas e um olhar crítico e analítico sobre os conteúdos consumidos. Uma boa estratégia é debater os conteúdos encontrados fora do livro didático com professores e especialistas.

Três dicas importantes de Filosofia para o Enem

Prado destaca três dicas fundamentais para a reta final de preparação do Exame Nacional do Ensino Médio:

  1. Estude os conteúdos específicos de Filosofia com atenção e reflexão crítica. Não basta ler, é preciso desenvolver o pensamento a partir do que se lê, principalmente porque esses conteúdos aparecem também em outras áreas da prova. Por meio de conhecimentos vindos da Filosofia é possível solucionar questões de outros componentes curriculares.
  2. Leia o máximo que puder e se mantenha informado a partir de fontes seguras, evidências científicas e fatos. Busque revisar as questões dos anos anteriores, ler os textos de alguns filósofos e avaliar conteúdos de podcasts, filmes e séries com o olhar crítico que a Filosofia propõe.
  3. Tenha seu professor como aliado. Ele é um interlocutor qualificado para os debates e para esclarecer as dúvidas que podem surgir a partir do estudo. O diálogo argumentativo é muito importante para o nosso repertório cultural. É ele que permite aprofundar a compreensão, testar hipóteses, extrair consequências e eliminar falsidades.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

 Créditos: Unsplash

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >