De Informática a Oratória: cursos de qualificação gratuitos conectam gerações

Cabeleireira aposentada, Aurea Rodrigues dos Santos senta na primeira fileira do curso de Informática Básica, para acompanhar o passo a passo mostrado pelo professor e entender as mais variadas funcionalidades do computador. Aos 65 anos, ela está matriculada em um dos Cursos Livres disponibilizados pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) e tem por objetivo estudar para se manter ativa e independente. Os cursos, com cargas horárias variadas, garantem capacitação e novas possibilidades aos participantes. Somente em 2023, mais de 22 mil pessoas foram certificadas nas modalidades oferecidas pelo CIEE/PR em todo o estado.

“Depois da aposentadoria e ainda mais durante a pandemia, senti que parei. Hoje, quando vou ao banco, pedem para eu instalar aplicativos e passar meu e-mail, mas e se eu não souber mexer com isso?”, questiona. Estudar tornou-se uma oportunidade de independência para Aurea, uma vez que o curso é voltado para pessoas de todas as idades e também permite que os estudantes participem novamente das aulas após a conclusão, caso sintam necessidade. “Em alguns momentos, acabo me distraindo, mas sei que, se continuar estudando e fazendo perguntas, é assim que conseguirei agir de forma independente e realizar minhas próprias atividades”, conclui a aposentada.


Preparar o currículo para o futuro

Da mesma turma de Aurea, Agata Lohane Oliveira, de 15 anos, vê no curso uma oportunidade de socialização e aproveitamento do tempo livre. “Minha motivação quando venho para cá é conhecer pessoas novas, aprender e ainda dar algumas risadas graças aos professores, coisas que eu não faria facilmente em casa”, comenta. Incentivada pelo pai, a estudante pretende incrementar o currículo com uma grande variedade de certificações para, no próximo ano, iniciar a carreira como jovem aprendiz. 

A ideia de capacitação e currículo cheio também é o objetivo de Aghata Cavalli, de 14 anos. No último ano do ensino fundamental, ela está matriculada no curso “Logística: Almoxarifado e Estoque” e já se prepara para novas certificações. “Como ainda falta muito para eu decidir sobre a faculdade, posso usar minhas tardes para experimentar um pouco de cada área e já deixar o currículo pronto para quando eu escolher alguma”, explica. No momento, o contato com o ramo logístico aproximou a jovem de carreiras que não conhecia e, agora, são possibilidades para o futuro. 

Da escola para o mundo do trabalho

Oratória, Matemática Básica, Informática e outros cursos já ajudaram o vestibulando João Paulo dos Santos Brito, de 17 anos, a melhorar o desempenho na escola. Ao que as notas de matemática eram um problema para o estudante, hoje foram descomplicadas pelos “macetes” e dicas ensinados no curso livre. “Isso com certeza vai me ajudar nas provas e na busca pelo meu primeiro emprego”, afirma. 

O ingresso no mundo do trabalho é um dos principais motivadores dos alunos, juntamente com a requalificação profissional e o aprimoramento do currículo. “Independentemente da idade, o foco das aulas é garantir que os objetivos pessoais de cada estudante sejam concluídos. Para isso, adapto minha forma de ensinar a cada um e, ao final dos cursos, percebo que alcançamos essa meta”, explica o instrutor Claudenir Contesini, mais conhecido como Ney. Segundo ele, a estrutura — que inclui um refeitório coletivo e laboratórios, além de atendimento personalizado aos estudantes — auxilia no aprendizado, facilitando o dia a dia e a interação entre os alunos.

Com 39 unidades  em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR oferece regularmente opções de Cursos Livres nas diferentes unidades do estado na modalidade presencial ou a distância. Podem participar dos cursos qualquer pessoa (estudante ou não) a partir de 14 anos completos.

Para verificar as diferentes modalidades de qualificação oferecidas pela entidade  e fazer a inscrição, os interessados devem acessar o Portal do Estudante, no site do CIEE/PR (www.cieepr.org.br), na aba “Cursos Livres”. Mais informações também podem ser solicitadas pelos telefones (41) 3313-4300 (moradores de Curitiba e da região metropolitana) e 0800 300 4300 (para demais cidades do estado).

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

Share:

Latest posts

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Sicredi
Associados com cartões Sicredi têm acesso exclusivo à pré-venda da turnê PaGGodin, de Léo Santana
Além da compra antecipada, usuários do cartão contam com desconto especial de 20% na aquisição dos ingressos...
Saiba mais >
 Prati-Donaduzzi
Apoio e acolhimento: imigrantes e refugiados conquistam oportunidade de crescimento em empresas brasileiras
Número de trabalhadores estrangeiros no país saltou de 62 mil para 181 mil em uma década; jovem do Senegal...
Saiba mais >
Estudo clínico realizado pela farmacêutica em parceria com a USP de Ribeirão Preto é o único em andamento no país Créditos: Prati-Donaduzzi
Canabidiol ganha mercado e chega a 4 anos de comercialização em farmácias, desde que foi lançado por farmacêutica que abriu setor no Brasil
Incorporação no SUS deve ampliar acesso do medicamento à população; Prati-Donaduzzi investe em pesquisas...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Inscrições para Cursinho Solidário vão até o dia 25
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos As inscrições para o semiextensivo do Cursinho Solidário,...
Saiba mais >