De volta para o futuro

Um grande sucesso dos anos 1980, o filme “De volta para o futuro” conta a história do jovem Marty McFly, que viaja para o passado e encontra versões mais jovens de seus pais. No filme, o futuro do próprio Marty depende da capacidade de se comunicar com eles. No mundo real, uma conversa como essa não é possível, mas a memória guarda muitas revelações importantes de pais, mães, tios, avós.

Acessar as lembranças guardadas por pais e avós pode ser um jeito produtivo para que crianças e adolescentes comecem a pensar e a traçar sua própria jornada profissional. Para o coordenador comercial da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal, as melhores conversas com os pais são aquelas que apontam para a história pessoal. “Quais foram os obstáculos superados para atingir um objetivo profissional? Quais as lições aprendidas em determinado momento de desafio? Os exemplos narrados refletirão vivências importantes para quem está começando a planejar o próprio futuro”, ressalta.

Tudo muda o tempo todo

Em 2018, a chefe da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que 65% das crianças que entram na escola primária hoje terão, no futuro, profissões que ainda não existem. Isso significa que o mundo do trabalho está mudando rapidamente, mas os desafios de escolher uma carreira ainda são os mesmos – e saber se planejar ainda é fundamental.

Há muitas diferenças entre as profissões do passado e as do presente e, principalmente, as do futuro. As principais estão ligadas ao desenvolvimento digital. Um advogado formado em 1950 poderia trabalhar por décadas sem grandes atualizações nos métodos e procedimentos. Agora, entretanto, as leis mudam rapidamente, assim como as ferramentas de trabalho disponíveis. Além disso, como as necessidades e os interesses da sociedade estão sempre mudando, o que gera a criação espontânea de novas funções e, com isso, novas profissões.

O key account da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas, lembra que “pensar em projeto de vida é lidar com os aprendizados cotidianos, equilibrando os desejos e prazeres imediatos com com os objetivos futuros, tanto pessoais como profissionais. Precisamos equilibrar nossas necessidades emocionais às biológicas. Assim, teremos mais chances de atingir nossos objetivos pessoais, profissionais e, por consequência, financeiros, seja qual for a profissão que seguimos”.

O estágio ainda é importante

Em um cenário que está sempre mudando, há uma estratégia de preparação para o futuro que permanece a mesma ao longo do tempo: o estágio. É preciso começar de algum jeito e um programa de estágio pode ajudar a entender melhor a profissão escolhida, seus desafios e possibilidades. Esse é um período para começar a trabalhar e entender quais são as tarefas envolvidas na profissão que o jovem deseja seguir. O gerente de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Carlos Roberto Oliveira Santos, ressalta a importância dessa etapa na trajetória profissional. “Os Programas de estágio e de aprendizagem já estão preparados e atualizados para esse novo mundo. O estudante de hoje, que será o profissional de amanhã, pode trilhar esse caminho ao mesmo tempo que absorve as mudanças que ocorrem de forma acelerada”, afirma.

Ainda na escola…

Erthal destaca que, enquanto ainda está na escola, o jovem também pode buscar conteúdos que têm como tema o autoconhecimento e a inclusão no mundo. “Enquanto estão na escola, as crianças e adolescentes precisam desenvolver competências ligadas ao relacionamento humano, aprender a trabalhar em equipe, emitir opiniões fundamentadas em conhecimento, desenvolver o respeito ao outro e às diferenças e exercitar a criatividade”, aconselha.

Nesse sentido, cursos de idiomas e de formação no universo da tecnologia digital são sempre úteis, seja qual for a profissão escolhida. “Conhecimentos e cursos em áreas como os esportes e as artes também são excelentes investimentos para a autodescoberta e o desenvolvimento pessoal”, finaliza.

_____________________________________________

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução. 

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >