Decoração: como utilizar as cores de 2021 em casa

Cinza e amarelo foram escolhidas pela Pantone para marcar o ano com resiliência e esperança

As apostas para 2021 já estão lançadas, inclusive a paleta de cores que irá influenciar a moda até a arquitetura e decoração ao redor do mundo. A Pantone Color Institute, empresa americana de consultoria de cores, buscou inspiração na natureza e acaba de eleger o “Ultimate Gray” e “Illuminating Yellow” como as cores para o próximo ano.

Para a escolha, o time de pesquisadores da Pantone refletiu sobre as mudanças sociais impostas pela pandemia. Como o “Ultimate Gray” representa a coloração das rochas e pedras existentes há milhões de anos, a tonalidade é uma expressão de força e resiliência. Já a vibrante “Illuminating”, ligada ao sol, é a aposta para luz, esperança e positividade.

Assim como esses tons ditaram as passarelas das coleções de verão 2021 das notáveis marcas Prada, GucciBalmain e Givenchy, eles virão com tudo na decoração de interiores para criar um clima de otimismo, influenciando comportamentos e atitudes. Propostas certas após um ano em que todos viveram cercados de incertezas.

Como utilizar as cores de 2021 na decoração

De acordo com a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, os tons são opostos, que se completam e criam um equilíbrio entre si. “Em muitos projetos de interiores e arquitetônicos, o cinza já era destaque há algum tempo. A cor pode ser utilizada em móveis, nas paredes ou em objetos decorativos em grandes proporções. Pertencente à cartela de tons neutros, o cinza combina com várias cores, como azul, laranja e amarelo – também eleita como cor de 2021”, explica Andressa.

Em vários apartamentos decorados da A.Yoshii observamos a predominância do cinza e, com o significado da cor, vai estar ainda mais em alta daqui para frente. “Em Curitiba, por exemplo, o cinza está presente na decoração e no mobiliário do quarto modelo do La Serena (empreendimento localizado no bairro Batel). Um tom mais escuro de cinza compõe muito bem com branco e dourado”, explica.

La Serena, em Curitiba
Crédito: Ronaldo Ronan Rufino

O Positano Residenza, localizado em Maringá, também possui o apartamento decorado com inspiração no tom. “Nesse empreendimento destaco a cozinha, que possui móveis, mesa, paredes e eletrodomésticos nessa cor, trazendo muita harmonia. E ainda, no Legend de Campinas, temos um quarto todo em cinza, com decoração, almofadas, mantas, móveis e o mármore também puxando para a cor”, observa a arquiteta.

Já o “Illuminating Yellow” é uma cor brilhante e com presença. A arquiteta explica que, utilizar o amarelo na decoração de casa traz uma vibração positiva e deve ser utilizada para destacar algum elemento. “Essa é uma cor muito alegre e marca presença. Pode ser aplicada em grandes locais, como uma parede, ou em detalhes, como em vasos, almofadas ou móveis. O amarelo combina com tons mais claros, como bege, branco, e cinza, é claro”, explica.

O apartamento decorado do Glória Residence, em Londrina, também conta com detalhes na decoração em tom amarelo. “Com a predominância da madeira no apartamento, essa cor é a melhor ‘amiga’ para trazer um ar mais clean e compor a decoração”, finaliza.

Glória Residence, em Londrina
Crédito: Ronaldo Ronan Rufino

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

Share:

Latest posts

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por quê a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
ABE-sistema-de-ensino-47
Seu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por quê a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
Ensinar o valor do dinheiro desde cedo ajuda a preparar cidadãos conscientes Nos últimos dez anos,...
Saiba mais >
ABE-sistema-de-ensino-47
Seu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
Rotina, sono e afeto contam tanto quanto conteúdo; conheça cinco fatores que podem impactar o desempenho...
Saiba mais >
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização
Itens encontrados em casa são bons aliados para potencializar aprendizagem da leitura e da escrita A...
Saiba mais >
IMG-0185 - 1-
Chegada do Papai Noel marca início do Doce Natal Ventura
Evento gratuito terá banda, cortejo com personagens e atrações temáticas O Ventura Shopping abre oficialmente...
Saiba mais >