Desenvolvido no Brasil, equipamento usa água e eletricidade para eliminar corona e outros vírus de superfícies

Água e eletricidade. Dois elementos fundamentais para a vida humana e que agora também ajudarão a sociedade no combate à proliferação do novo coronavírus. Isso graças a uma ideia imaginada e executada por um grupo de pesquisadores, médicos e empresários do Paraná, que acabou de lançar o Hydro-H – equipamento que gera, a partir da água, uma solução antimicrobiana 99,99% eficaz contra fungos, bactérias e vírus em geral – inclusive o SARS-Cov2, que causa a covid-19. 

A inovação é fabricada pela BMR Medical, empresa que atua desde 2005 na área de saúde (oncologia, hematologia, analgesia e cirurgia) e possui as mais importantes certificações internacionais e nacionais, como do FDA norte-americano, da Comunidade Europeia (ISO13485) e da Anvisa (Certificado de Boas Práticas de Fabricação). A empresa também é membro da Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (ABIMED) e da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO).

O funcionamento do Hydro-H se dá ao conectá-lo a uma torneira e a uma tomada. Em apenas 15 segundos, a água é transformada em um potente produto saneante antimicrobiano altamente eficaz, que deve ser aspergido sobre superfícies para higienização. “Tecnicamente, a água passa por processos químicos e físicos que filtram, quebram sua molécula e geram hidroxila e ozônio. Não é nada novo. É a mesma tecnologia usada pelo planeta Terra para que a vida seja possível. Apenas conseguimos transformar isso em uma solução muito necessária para o novo momento da sociedade”, destaca Marcos Paulo Silva, engenheiro mecânico e proprietário da Silbra, uma das integrantes do pool de empresas responsáveis pelo projeto.

O médico Marcelo Loureiro, que hoje atua no Hospital Pilar de Curitiba, reforça a segurança do equipamento. “Apesar de tóxico para qualquer micróbio, a grande vantagem dessa tecnologia é que ela gera um produto potável e, ao mesmo tempo, altamente eficaz contra o vírus, fungos e bactérias”, exemplifica o pesquisador, que também faz parte do programa de pós-graduação de biotecnologia da Universidade Positivo e é uma das cabeças por trás do Hydro-H. 

Como está funcionando na prática?

A rede de escolas Tistu, que atua na educação infantil e básica com três unidades em Curitiba (PR), está utilizando o equipamento há três meses. E os resultados animaram os gestores, haja vista que o setor da educação foi um dos mais afetados pela pandemia, devido às regras de distanciamento impostas pelo poder público.

“Mais do que ajudar na prevenção da transmissão da covid-19, esse equipamento nos ajudou a reduzir o custo e o risco com o manuseio e estoque de produtos de limpeza. Temos produzido a solução com o Hydro-H duas vezes ao dia e sanitizando todas as superfícies da escola e já reduzimos em 50% o gasto com materiais como detergente, água sanitária e sabão. Posso dizer, com tranquilidade, que desapareceu aquele pavor com a transmissão do vírus pela superfície”, argumenta Germano Assad, gestor da Rede Tistu.

A impressão de Germano é a mesma do infectologista Jaime Rocha, diretor da Unimed Curitiba. “Entendo que o equipamento é um avanço tecnológico muito importante porque é eficiente e totalmente sustentável. Além de não produzir resíduos, tem alta eficácia contra vírus e bactérias. Ou seja, é uma solução com alto poder sanitizante e zero efeito colateral”, ressalta Rocha.

Empresários e pesquisadores por trás do Hydro-H acreditam que o novo coronavírus trouxe à tona um problema muitas vezes negligenciado pela sociedade e pela iniciativa privada e que agora será um diferencial para retenção de clientes e parceiros no pós-pandemia. “Mesmo depois da pandemia, o empresário precisará oferecer tranquilidade para que as pessoas se sintam seguras ao sair de casa. E não é uma segurança apenas contra o novo coronavírus. Há uma série de microrganismos que são negligenciados. E agora esse equipamento permite uma sanitização fácil, econômica e sustentável contra eles”, aponta o CEO da BMR Medical, Rafael Martinelli.

Meio Ambiente

Além de eficaz e seguro contra fungos, bactérias e vírus, o Hydro-H também é uma solução ecológica, o que lhe rendeu o selo do Green Building Council Brasil. Isso porque ele elimina o descarte de produtos de limpeza no meio ambiente, que é uma das consequências do combate ao novo coronavírus ainda pouco explorada. “É um produto muito potente, com baixíssimo custo e com uma consciência ambiental altíssima, ao substituir produtos de limpeza para sanitização em larga escala por água e energia elétrica. Conseguimos reduzir a zero o uso de produtos de limpeza nesse processo”, afirma Martinelli.

O equipamento começou a ser pensado logo após os primeiros casos de contaminação do novo coronavírus no país. Um grupo de empresários e pesquisadores do Paraná passou a pensar em uma solução limpa, barata e eficaz, mas que não fosse nociva à saúde humana. Isso porque surgiram inúmeros produtos desde o começo da pandemia com propósito semelhante, mas que logo caíram em descrédito devido ou à baixa eficácia na ação antimicrobiana ou ao risco à saúde humana. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inclusive, chegou a emitir um alerta contra cabines desinfetantes, que poderiam ser nocivas e ineficazes.

O Hydro-H, por sua vez, foi pensado para a sanitização exclusiva de superfícies. Ou seja, não é para que as pessoas sejam alvo da solução aspergida por ele. “O produto não é tóxico para o organismo. Mas optamos por voltá-lo apenas para a desinfecção de objetos”, avalizou Loureiro.

Neste primeiro momento, o modelo é voltado para lugares com grande fluxo de pessoas, como escolas, hospitais, clínicas, condomínios, shopping centers e aeroportos. Uma adaptação do equipamento para ambientes residenciais, com tamanho menor e custo reduzido, já está sendo estudada. O produto é comercializado pela Enlighten e pode ser adquirido a custos fixos ou mediante uma assinatura mensal. 

Mais informações: www.hydro-h.com.br | contato@hydro-h.com.br 

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >