Dia do Agricultor: Apoio do Sicredi é decisivo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro

[flgallery id=3273 /]

Nos últimos anos, a instituição tem se destacado no ranking de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela liberação de recursos 

O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ainda segundo números das Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30, divulgadas no último dia 22 de julho, a produção de grãos no país deve crescer 27% na próxima década. Por trás de números positivos está o personagem central do agronegócio: o produtor rural, que com atividade na lavoura garante a produção de alimentos e geração de renda. 

Com raízes no campo, o Sicredi tem uma longa parceria com agronegócio. Nos últimos anos, a instituição financeira cooperativa tem se destacado no ranking de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela liberação de recursos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Somente para o Plano Safra 2020/2021, o Sicredi está disponibilizando mais de R$ 22,9 bilhões em crédito rural, volume 10% superior ao ano-safra anterior. Do total, R$ 4,3 bilhões são previstos para pequenos produtores ligados ao Pronaf. 

“Grande parte dos nossos associados é ligada ao agronegócio, em especial à agricultura familiar. Por isso, celebrar o Dia do Agricultor é fortalecer nossa própria história, nossos propósitos. Ao longo dos anos, a atuação do Sicredi tem sido focada na oferta de crédito aos produtores rurais, além de produtos e serviços que ajudam a gestão de risco no campo. Ao impulsionar o desenvolvimento nas áreas rurais contribuímos para o crescimento econômico regional”, analisa o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias.

No Plano Safra 2019/2020, os pequenos e médios produtores rurais estiveram entre os perfis de associados mais atendidos pela instituição, representando 80% das operações realizadas. “O cooperativismo atua diretamente no fomento ao produtor rural com compromisso de oferecer consultoria e crédito responsável adequado às necessidades dos produtores associados”, finaliza Farias. 

Agricultura e tecnologia 

Ao longo dos anos, o Sicredi também tem apoiado a agricultura de última geração, como a desenvolvida pela Biorgânica, em Realeza, interior do Paraná. A empresa, associada da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, comercializa produtos orgânicos para o Brasil e o exterior, com a missão de conectar diferentes etapas da cadeia de produção como produtores, processadores e clientes.

Para o desenvolvimento da Biorgânica, os sócios Mauro Reichert e Roberto Machado contaram com a instituição financeira cooperativa. “O início foi bem desafiador porque a gente não tinha recursos, não tinha um reconhecimento no mercado. No início o Sicredi já entrou, apostou e investiu na nossa empresa. E, desde então, a parceria continua mais forte”, afirmam os sócios.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Share:

Latest posts

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >
diadecampo-2024 (1)
Ford Slaviero participa da 19.ª edição do Dia de Campo 2024 da Cooperativa Bom Jesus
Realizado na Lapa (PR), evento destaca inovações em tecnologia para produção agrícola e pecuária Marcada...
Saiba mais >
Programa de estágio do Grupo Marista contempla áreas como medicina, enfermagem, farmácia, administração, gestão de pessoas, marketing, entre outras Créditos: Divulgação
Estágio dentro de hospitais-escola transforma olhar de estudantes de várias áreas
Experiência aproxima academia e assistência, unindo formação, atendimento à população e pesquisa Com...
Saiba mais >
Inscrições abertas para programa de estágio em hospitais
Até o dia 8 de março, os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão com inscrições...
Saiba mais >