Dia do Imigrante: Região dos Campos Gerais comemora 111 anos da imigração holandesa

Carambeí, município do Paraná com pouco mais de 20 mil habitantes, recebeu, há exatos 111 anos, os primeiros imigrantes vindos da Holanda. As famílias não foram as primeiras estrangeiras a chegarem ao Brasil, mas, até hoje, os holandeses, juntamente com outros descendentes, se destacam pela contribuição dada à agropecuária no Sul do Brasil e a outras áreas da economia na Região Norte, desde o século dezessete.

Essa colonização se estendeu a outros municípios do interior do Paraná, como Arapoti, Carambeí e Castro, onde Janet Bosch, filha de imigrantes e conselheira da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), vive atualmente. “Minha mãe chegou ao Brasil em 1953 junto com a família de agropecuaristas, aos 17 anos. Já meu pai imigrou da Holanda para o Brasil sozinho, em 1960, aos 23 anos. Após o casamento, ele largou a profissão de mecânico para virar agricultor”, lembra.

Janet conta que a língua holandesa sempre esteve presente na família, mas que é difícil manter, já que a integração com o povo brasileiro é uma realidade muito forte no dia a dia. Mas outros costumes permaneceram: “eu e meus irmãos fomos criados dentro da cultura holandesa, por isso, muitas coisas estão presentes, como na alimentação, na religião e na educação. O hábito de toda a família se reunir em torno da mesa para fazer as refeições, por exemplo, é algo que tento manter”.

Importância na economia local

No Paraná, a influência dos descendentes holandeses é forte, pois eles foram os responsáveis pela construção de instituições importantes para a cultura e para economia local, como é o caso das cooperativas, que hoje são uma das principais fontes de renda da população. A filha de imigrantes conta que as cooperativas fizeram a diferença nessa integração desde a chegada ao Brasil. “O conceito de ajuda mútua presente nessas instituições faz com que a gente chegue muito mais longe, de forma coletiva e organizada. Nós ajudamos no fortalecimento do setor agropecuário do Estado e isso nos ajudou como pessoas. O resultado é uma comunidade unida e sólida”, destaca.

Segundo ela, essa valorização do trabalho cooperativo está no DNA do povo holandês e impulsionou o desenvolvimento da economia dos Campos Gerais. Fundada por imigrantes holandeses, a Castrolanda, cooperativa que integra a marca de intercooperação Unium, é uma das bacias leiteiras mais produtivas e avançadas do país. “A cultura holandesa tem a característica do empreendedorismo e isso está bem presente na cultura das cooperativas do grupo, faz parte do nosso trabalho”,completa Auke Dijkstra, gestor de estratégia e inovação da Unium.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

Share:

Latest posts

GARDEN-ECOFLUT
Sete projetos criados por estudantes que estão transformando a sustentabilidade nas escolas
0J1A1450 (2)
Galáticos Game: Ronaldinho Gaúcho e estrelas do futebol voltam à Arena da Baixada em outubro deste ano
ALMATALKS-038-ISF-6649 (1)
Curitiba recebe Summit Cultural Alma Talks com Cortella, Rossandro e Lúcia Helena Galvão

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

GARDEN-ECOFLUT
Sete projetos criados por estudantes que estão transformando a sustentabilidade nas escolas
Iniciativas desenvolvidas por estudantes mostram como a educação ambiental pode nascer da sala de aula...
Saiba mais >
0J1A1450 (2)
Galáticos Game: Ronaldinho Gaúcho e estrelas do futebol voltam à Arena da Baixada em outubro deste ano
Palco de jogos da Copa do Mundo, estádio receberá evento que vai unir futebol de exibição, entretenimento...
Saiba mais >
ALMATALKS-038-ISF-6649 (1)
Curitiba recebe Summit Cultural Alma Talks com Cortella, Rossandro e Lúcia Helena Galvão
Com apoio do Hard Rock Cafe Curitiba, evento reúne grandes nomes da filosofia, psicologia e comportamento...
Saiba mais >
Aula-inaugural-PUC (2)
Formação gratuita conecta profissionais ao mercado cooperativista
Com 800 horas de capacitação, iniciativa do Sicredi e da PUCPR atenda à nova demanda de mercado e acompanha...
Saiba mais >