Dia dos Animais: confira dicas e acessórios para transportar pets com segurança

Cinto de segurança, assentos especiais e bolsas de transporte são algumas opções para os “melhores amigos”

Um estudo publicado pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery mostrou que 18% dos acidentes de carro no mundo têm como causa a distração ao volante. Dentre as desatenções estão o uso do celular, mexer no som ou banco do carro, conversar com os demais passageiros ou dar atenção a crianças e animais que viajam no banco traseiro. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), levar animais soltos dentro do automóvel pode gerar multa de até R$ 190,00, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Os cuidados com os bichinhos devem ser redobrados, pois eles ficam inquietos e muitas vezes desconfortáveis. “O transporte correto de animais é de grande importância. Um animal solto no carro pode provocar acidentes, pois, muitas vezes, ele não fica parado e pode tirar a atenção do condutor, bem como pular no colo do motorista. Caso ocorra uma batida, os passageiros e o próprio animal podem se machucar gravemente”, explica o chefe de oficina da Ford Slaviero, Mauro Cezar Candido.

Existem opções para transportar os pets com mais tranquilidade durante os passeios. “É importante seguir as regras e dicas de especialistas para não descuidar do conforto e segurança dos pets durante o trajeto, além de prevenir multas e a perda de pontos na CNH”, comenta Mauro. 

Qual opção é mais adequada para transportar o animal?

  • Assento para pets com cinto: indicado para diferentes raças de pet até 10 kg, o assento possui as laterais vazadas para permitir que o ar circule com mais facilidade, mantendo o transporte ventilado e fresco. Além disso, facilita a visualização durante a viagem, tanto pela pessoa que o está carregando quanto pelo animal.
  • Bolsa de transporte: com alça reforçada e rede dos dois lados para maior ventilação, o produto possui uma almofada com suporte de madeira, espuma e velcro, oferecendo segurança ao pet. “Essa é uma solução segura e confortável para trajetos mais curtos. O acessório tende a ser mais confortável e aconchegante, devido ao tecido flexível. No entanto, para viagens mais longas, não é o acessório mais indicado”, aponta o chefe da oficina.
  • Caixa de transporte: feita em material plástico, oferece resistência ao produto e possui aberturas laterais para permitir a entrada de ar, mantendo o bichinho mais à vontade durante o trajeto. Mauro explica que, além de ser mais firme, sólida e segura, a caixa pode ser utilizada em diferentes situações, desde consultas veterinárias e passeios até viagens mais longas.

Cuidados

Mesmo com o equipamento correto, é preciso verificar a eficácia de cada acessório para garantir a proteção adequada. O chefe da oficina também cita outros cuidados simples que os passageiros podem adotar na hora do passeio. “O trajeto de carro pode ser muito estressante para os animais. Carregar alguns brinquedos e deixá-los em um cobertor confortável pode fazê-los se sentir mais à vontade e relaxados. Outra dica é fazer pausas durante uma viagem muito longa para não entediar os pets. Por fim, é importante lembrar de não deixar o animal sozinho no carro, pois a temperatura interna pode subir até 70°C”, finaliza.

Outra dica importante é ter uma pessoa adulta no banco traseiro para evitar distrações do motorista causadas pelos animais.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >