Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo (10/03): tecnologia pode auxiliar na prática esportiva

Fazer exercício físico escutando música no smartphone. Busca por espaços para atividades e assistência on-line de treinos. O relógio avisando quantos quilômetros foram percorridos. Cada dia mais, a tecnologia tem se mostrado muito útil à prática de atividades físicas. A inteligência artificial no esporte está presente desde a música que acompanha a corrida até a procura por treinos e ajuda profissional.

A tecnologia vem mudando o esporte todos os dias, e ajudando os profissionais dessa área. E isso vai além do VAR (Video Assistant Referee), que veio para ficar nas partidas de futebol. No dia a dia, equipamentos e roupas também estão sendo utilizados para monitorar a taxa cardíaca, distância percorrida e velocidade dos esportistas. Além disso, alguns aplicativos aproximam as pessoas dos profissionais de saúde e, consequentemente, do esporte. Praticantes de atividades físicas conseguem encontrar, por exemplo, nutricionistas e personal trainers pelos aplicativos.

Incentivo ao esporte nas cidades inteligentes

Em Curitiba (PR), uma plataforma tem facilitado o acesso aos espaços de esporte e de lazer gratuitos na cidade. Em um mapa, é possível encontrar os endereços dos 36 centros esportivos, academias e quadras ao ar livre. Pelo portal Curitiba em Movimento, é possível ainda fazer a matrícula para as aulas dos espaços mantidos pela prefeitura. A ferramenta foi lançada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). “Cada vez mais o esporte e a tecnologia caminham como aliados na melhora da saúde da população. E uma cidade inteligente precisa se preocupar cada vez mais em facilitar a prática e a busca por essas iniciativas”, comenta a coordenadora do projeto no ICI, Mariane Ramalho.

Os exercícios físicos auxiliam a saúde mental, perda de peso, qualidade de sono, diminuem o risco de doenças crônicas, fortalecem o sistema cardiovascular e promovem a sensação de bem-estar. “A tecnologia precisa ser vista como aliada e potencializadora também nessa área. Uma cidade mais saudável é uma cidade mais inteligente”, finaliza Mariane.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >