Dia Mundial do Coração: técnicas cirúrgicas menos invasivas avançam e garantem sobrevida a pacientes

“Ela não teria chance com nenhum outro procedimento.” Assim a médica Rosângela Develis define a cirurgia à qual a mãe foi submetida para substituir uma válvula do coração. O procedimento consiste em uma incisão na artéria femoral para, via cateter, implantar uma nova prótese no coração. Ainda pouco utilizada no Brasil, foi realizada pela terceira vez no Paraná e escolhida pelo histórico de saúde da dona de casa Lídia Alquieri, 74 anos, que já havia sido submetida a três cirurgias cardíacas. “Começou com a queixa de falta de ar, mas os exames não identificaram alterações significativas. Por isso, quando veio o diagnóstico de insuficiência aguda da válvula cardíaca o susto foi grande”, relembra a filha.

O cardiologista Gustavo Lenci, do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), conta que a paciente chegou ao Pronto Atendimento reclamando muito de falta de ar, até mesmo para pequenos esforços, o que levou a equipe a realizar exames de imagem. “Com o ecocardiograma, foi possível ver que uma das próteses, trocada há alguns anos, estava disfuncionante. Como ela já havia sido submetida a três cirurgias cardíacas, a quarta seria muito agressiva. Por isso a decisão de fazer a troca da válvula mitral por meio de punção da veia femoral”, explica.

Cirurgia

A cirurgia na válvula mitral ainda é pouco praticada e objeto de estudo da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Em Curitiba (PR), essa foi a terceira vez que o procedimento foi realizado. “A experiência brasileira desse tipo de cirurgia ainda é pequena, porque é um procedimento bem inovador e tem ajudado a salvar vidas. O índice de mortalidade de pessoas com mais idade e comorbidades é grande pela técnica tradicional em que o peito é aberto, por isso, esse método tem sido tão promissor”, afirma o cirurgião Romulo Torres.

Na técnica de implante percutâneo de bioprótese ‘valve-in-valve’ mitral transeptal, as medidas realizadas na tomografia são fundamentais para definir a forma e o tamanho exato da válvula e local onde será implantada. O procedimento dura, em média, 3 horas e, por ser menos invasivo, implica em menos tempo de internação e menor custo.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >