Dia Mundial do Doador de Sangue: aplicativo promove e incentiva doações em Curitiba

[flgallery id=1603 /]

Hemogram registra pedidos e notifica usuários sobre locais mais necessitados

 

Desde 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa surgiu para conscientizar e homenagear os voluntários pela ação. Apesar de o Brasil estar dentro do parâmetro considerado como mínimo (pelo menos 1% da população deve ser doadora, e 1,8% dos brasileiros se enquadram nessa situação), o caminho até a meta estipulada pela organização ainda é longo: chegar aos 3%, patamar ultrapassado por países como Japão e Estados Unidos, que já alcançaram os 4%.
Em Curitiba, por exemplo, os números têm crescido. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), mais de 35.600 doações foram realizadas em 2017. Para promover ainda mais as doações, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu o aplicativo Hemogram, que permite ao usuário acompanhar as demandas existentes e ser avisado das próximas datas de doação. “Na maioria das vezes, a falta de conhecimento é o principal fator que impede a população de doar mais sangue. Vimos a necessidade de desenvolver uma ferramenta tecnológica de fácil acesso e que motive a população a realizar um ato do bem”, explica a gestora de atendimento do ICI e responsável pelo Hemogram, Gabrielle Pinheiro.
Disponível em Android, o app também faz o compartilhamento dos pedidos de doações via Facebook. “É uma ferramenta colaborativa, que incentiva a doação de sangue e engaja a população”, complementa Gabrielle. Quando o aplicativo é instalado, o usuário informa o tipo sanguíneo e fica sabendo qual banco de sangue necessita de doação.
O ICI também disponibiliza um painel em plataforma web, que é utilizado pelo Hemepar. Por meio do sistema, o centro pode cadastrar os pedidos de doação de sangue, os quais são divulgados para os usuários do Hemogram de forma imediata.
O processo de doação é simples: basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar enquadrado em algum grupo de risco. Em seguida, é só se dirigir a um dos postos de coleta, passar pela triagem e pelo teste rápido para verificar o risco de anemia. Se os resultados forem adequados, a doação é iniciada. Para homens, a frequência máxima é de quatro doações ao ano e para as mulheres são permitidas três doações.
Além da capital, o Hemepar possui postos de coleta espalhados por todo o Estado (confira as cidades aqui) e atende 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos de todo o Paraná.
Para baixar o app, basta acessar: https://bit.ly/2kUjpTS
 
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização paranaense, criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública.

Share:

Latest posts

IMG-1-DIVULGACAO
Plaza Campos Gerais lança campanha de Dia dos Pais com sorteio de kit Apple
Envato Imagens
Hospital São Vicente realiza ação contra hepatites virais no Ventura Shopping neste sábado (25)
Divulgação
Valmet lança tecnologia para mercado de alimentos com foco em acelerar substituição do plástico

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1-DIVULGACAO
Plaza Campos Gerais lança campanha de Dia dos Pais com sorteio de kit Apple
A campanha acontece de 23 de julho a 9 de agosto e vai presentear um cliente com um iPhone 17 Pro, Apple...
Saiba mais >
Envato Imagens
Hospital São Vicente realiza ação contra hepatites virais no Ventura Shopping neste sábado (25)
Quem passar pelo Ventura Shopping, no bairro Portão, em Curitiba, neste sábado (25), poderá fazer testes...
Saiba mais >
Divulgação
Valmet lança tecnologia para mercado de alimentos com foco em acelerar substituição do plástico
Novo Valmet 3D Fiber permite fabricar embalagens tridimensionais de fibra em alta escala, com mais eficiência...
Saiba mais >
Divulgação Shopping Palladium
Dia dos Avós: Palladium Curitiba promove experiências gratuitas para aproximar gerações
Ação reúne fotografia em família e experiência de realidade virtual para avós e netos; atividades acontecem...
Saiba mais >