Dia Mundial do Doador de Sangue: aplicativo promove e incentiva doações em Curitiba

[flgallery id=1603 /]

Hemogram registra pedidos e notifica usuários sobre locais mais necessitados

 

Desde 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa surgiu para conscientizar e homenagear os voluntários pela ação. Apesar de o Brasil estar dentro do parâmetro considerado como mínimo (pelo menos 1% da população deve ser doadora, e 1,8% dos brasileiros se enquadram nessa situação), o caminho até a meta estipulada pela organização ainda é longo: chegar aos 3%, patamar ultrapassado por países como Japão e Estados Unidos, que já alcançaram os 4%.
Em Curitiba, por exemplo, os números têm crescido. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), mais de 35.600 doações foram realizadas em 2017. Para promover ainda mais as doações, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu o aplicativo Hemogram, que permite ao usuário acompanhar as demandas existentes e ser avisado das próximas datas de doação. “Na maioria das vezes, a falta de conhecimento é o principal fator que impede a população de doar mais sangue. Vimos a necessidade de desenvolver uma ferramenta tecnológica de fácil acesso e que motive a população a realizar um ato do bem”, explica a gestora de atendimento do ICI e responsável pelo Hemogram, Gabrielle Pinheiro.
Disponível em Android, o app também faz o compartilhamento dos pedidos de doações via Facebook. “É uma ferramenta colaborativa, que incentiva a doação de sangue e engaja a população”, complementa Gabrielle. Quando o aplicativo é instalado, o usuário informa o tipo sanguíneo e fica sabendo qual banco de sangue necessita de doação.
O ICI também disponibiliza um painel em plataforma web, que é utilizado pelo Hemepar. Por meio do sistema, o centro pode cadastrar os pedidos de doação de sangue, os quais são divulgados para os usuários do Hemogram de forma imediata.
O processo de doação é simples: basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar enquadrado em algum grupo de risco. Em seguida, é só se dirigir a um dos postos de coleta, passar pela triagem e pelo teste rápido para verificar o risco de anemia. Se os resultados forem adequados, a doação é iniciada. Para homens, a frequência máxima é de quatro doações ao ano e para as mulheres são permitidas três doações.
Além da capital, o Hemepar possui postos de coleta espalhados por todo o Estado (confira as cidades aqui) e atende 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos de todo o Paraná.
Para baixar o app, basta acessar: https://bit.ly/2kUjpTS
 
Sobre o ICI
O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização paranaense, criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >