Odontologia

Postado no dia: 01 outubro 2021

Dia Mundial do Idoso: democratização da tecnologia em implantes permite dar adeus às dentaduras

Em torno de 39 milhões de pessoas utilizam prótese dentária no Brasil

A tecnologia desenvolvida para prótese dentária vem garantindo mais segurança e conforto em um produto que antes era carregado de muito tabu. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 39 milhões de pessoas usam prótese dentária no país. Além disso, 16 milhões de brasileiros perderam todos os dentes, sendo que desse grupo, 41% são pessoas com mais de 60 anos. Nesses casos, a prótese dentária é opção para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

O desenvolvimento tecnológico permitiu que a prótese dentária seja fixada em implantes, não sendo necessária a remoção diária. “O implante é instalado no osso da mandíbula ou da maxila, onde essa prótese pode ser parafusada ou cimentada”, explica o gerente de práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes. Segundo o dentista, a prótese fixa também confere maior segurança ao paciente. “Além disso, o implante melhora as funções de mastigação e a fala da pessoa. Outra vantagem é o material ser biocompatível, isto é, não é rejeitado pelo corpo. Desse modo, as células ósseas, ao se reproduzirem, aproximam-se do pino, deixando-o protegido e preso na base óssea”, comenta.

Funcionalidade

Cada dente tem uma função na trituração dos alimentos. Por isso, a falta de qualquer um deles pode prejudicar a mastigação. “Caso a pessoa não tenha algum dente, o consumo de alimentos mais duros pode afetar a gengiva e gerar inflamações. O implante ajuda, então, a melhorar a mastigação e evitar problemas futuros”, diz o dentista Sérgio Bernardes. Além disso, a carência dos dentes danifica a mordida. “A perda do contato entre os dentes inferiores e superiores pode prejudicá-los ainda mais e sobrecarregá-los. Com a prótese, o impacto nos outros dentes também diminui”, aponta Bernardes.

tecnologia também permite uma prótese personalizada. “A impressão 3D possibilita que o tecido do paciente seja escaneado, criando uma prótese adequada àquela pessoa”, destaca o dentista. De acordo com o gerente, esse desenvolvimento maior da tecnologia na Implantodontia facilitou a vida dos idosos. “Permitiu a eles uma maior segurança, facilidade, conforto e mais naturalidade. Dessa forma, com a ajuda dos scanners, o paciente pode ter uma prótese personalizada, e assim, mais conforto e estabilidade”, salienta.

Os cuidados com o implante dentário são os mesmos dedicados aos dentes naturais. “É importante sempre ter uma boa higienização, utilizar o fio dental e ir ao dentista com frequência para conferir como está a prótese”, finaliza.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

  • Tags:
  • Grupo Straumann
  • Neodent

Notícias relacionadas

Leia mais

Universidade seleciona pacientes para tratamento de harmonização orofacial

A Clínica de Odontologia da Universidade Positivo (UP) está selecionando pacientes para…

Saiba mais
Leia mais

Paciente realiza sonho de conhecer heliponto e aeronave da Polícia Militar dentro de hospital SUS

Já se passaram três anos desde o primeiro internamento de Lucas Camargo no Hospital…

Saiba mais
Leia mais

Com mercado imobiliário de alto padrão em alta, Curitiba ganha empreendimento único

O novo olhar sobre o “morar” e o conceito de viver bem, somados à busca por mais qualidade de…

Saiba mais
Leia mais

Ação inédita de Natal sorteia um apartamento em Londrina (PR)

A chegada das festas de fim de ano de 2021 deve refletir diretamente na retomada da economia no…

Saiba mais

Ver todas notícias

×