Dia Mundial Sem Carne: Pandemia trouxe hábitos mais saudáveis para alguns brasileiros

[flgallery id=3727 /]

Menor impacto ao meio ambiente, futuro sustentável e benefícios à saúde são algumas das consequências de uma dieta livre de carne animal; data é celebrada em 20 de março

A busca por uma vida mais saudável é uma preocupação cada vez mais frequente entre os brasileiros. Em estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, aponta que a mudança de hábito em virtude da busca por uma alimentação saudável teve aumento de 40% para 44,6% durante a pandemia. Além de incluir nas refeições diárias mais frutas, verduras e legumes, a diminuição do consumo de carne de origem animal também é benéfico para a saúde.

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial Sem Carne, data que visa conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos que uma dieta com proteína animal causa ao meio ambiente. “Sabemos que, para quem tem o costume, parar de consumir carne de origem animal de um dia para o outro, pode ser difícil. Por isso, sugerimos ir reduzindo o consumo aos poucos para a eliminação completa ou para limitar a ingestão por um ou dois dias na semana”, sugere a engenheira de alimentos Erika de Almeida. 

É esse o pensamento da designer Ana Lesniowski, que decidiu há poucos meses reduzir o consumo de carne animal. “Minha principal motivação foi a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Estou reduzindo lentamente durante as refeições da semana até me adaptar. Sinto que estou fazendo a minha parte”, comenta.

Adotar uma dieta de base vegetal traz inúmeros benefícios para a saúde. Uma pesquisa do The Good Food Institute Brasil (GFI), em conjunto com o Ibope, mostra que o mercado plant-based passou de tendência à realidade no Brasil: metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne nos últimos 12 meses de pandemia. Um cardápio com menor quantidade de carne vermelha contribui com o meio ambiente e gera impacto positivo no corpo humano.

Segundo a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, indústria especializada em alimentos saudáveis no Brasil, “uma dieta com substitutos traz outros benefícios, como a prevenção e o controle da diabetes. Existem estudos que comprovam que vegetarianos têm metade do risco de desenvolver a doença”. Outro fator, segundo Erika, é que o consumo excessivo de carne vermelha traz riscos de doenças cardiovasculares. “Já a redução da proteína traz longevidade”, aponta. 

Em 2020, a empresa paranaense lançou o Vegetal Burger, com ingredientes nutritivos e práticos para o dia a dia. Sem adição de itens de origem animal, o produto é o resultado da combinação de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, contribuindo para o equilíbrio e a saúde do corpo. “Além dos benefícios à saúde e à natureza, o Vegetal Burger é mais prático e rápido de preparar que uma carne de origem animal. Basta misturar em um copo de água, modelar e em seguida está pronto para cocção. Pode ser usado para preparar hambúrgueres, almôndegas e quibes”, exemplifica. 

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >