‘Dia Mundial sem Carro’ busca melhoria da mobilidade urbana desde 1997

Fepasc apoia a iniciativa que abre espaço para pedestres e ciclistas no ambiente urbano

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
“A ideia desse dia, é que a população deixe carros e motos em casa e utilizem, durante o dia 22 de setembro, meios de transportes alternativos, como por exemplo o transporte coletivo”, explica Roberto Teixeira, diretor executivo da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc.
O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias. Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.
No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA), onde os participantes organizaram “bicicletadas” para celebrar o dia e conscientizar a população.
Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu à Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso crítico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana. Este ano, a Semana da Mobilidade acontece entre os dias 17 e 23 de setembro, em várias cidades brasileiras.
“A Fepasc apoia a questão da mobilidade urbana nas cidades, acreditando que para isso o transporte público deva ser mais utilizado pela população, pois cada ônibus nas ruas evita que 16 carros circulem”, comenta Roberto.
 
Sobre a Fepasc
A união de dez sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a entidade abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional.

Share:

Latest posts

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Close up of pills lying on the table near cup of tea
Bipolaridade atinge mais de 140 milhões de pessoas no mundo
Transtorno costuma surgir antes dos 30 anos e tratamento inclui medicamentos e terapias Alterações...
Saiba mais >
Young woman making blood donation in hospital
Junho Vermelho: 8 mitos e verdades sobre doação de sangue
Especialista esclarece dúvidas mais comuns no Dia Mundial do Doador de Sangue A doação de sangue é...
Saiba mais >
Marchesini
Bariátrica x canetas emagrecedoras: estamos diante de uma batalha?
Caetano Marchesini* O laboratório dinamarquês Novo Nordisk apresentou ao mundo, em 2010, a liraglutida,...
Saiba mais >
Créditos: divulgação
Tricampeão brasileiro, atleta paranaense busca apoio para representar o Brasil
Com uma trajetória marcada por superação, o paratleta Raphael dos Santos, de 38 anos, acaba de conquistar...
Saiba mais >