Dieta pós-carnaval: o que evitar

Reduza o consumo de alimentos calóricos e gordurosos, além do excesso de bebidas, durante a folia

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado de excessos na alimentação. Durante os dias de folia, é comum consumir mais do que o usual, podendo resultar em ganho de peso e outros problemas de saúde. Para evitar esses problemas, é importante tomar alguns cuidados com a alimentação durante e após os dias de festa.

“A forma ideal de retomar a dieta após o Carnaval é gradualmente. Evite mudanças bruscas ou restrições severas na alimentação, de imediato. Em vez disso, reduza gradativamente a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras”, orienta a nutricionista do SPA Estância do Lago, Thais Brito.

Aumentar o consumo de água também é recomendado, pois ajuda a eliminar toxinas do corpo e contribui para a sensação de saciedade. “Para assegurar uma alimentação equilibrada no Carnaval, é fundamental planejar as refeições com antecedência. É melhor evitar refeições fora de casa, pois os alimentos servidos em  restaurantes e barracas de rua tendem a ser mais calóricos e gordurosos”.

Se for comer fora, a especialista orienta que se opte por locais que ofereçam opções mais saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutas. Também é importante moderar no consumo de bebidas alcoólicas, visto que são calóricas e podem causar desidratação. “Levar lanches saudáveis para as festas, como frutas, castanhas e sementes, é uma ótima alternativa. Além disso, escolha bebidas mais saudáveis, como água, sucos naturais e água de coco, evitando frituras, comidas gordurosas e doces”, completa a nutricionista.

Para aqueles que planejam aproveitar o Carnaval, é essencial tomar alguns cuidados para evitar exageros. “O ideal é começar o dia com um café da manhã reforçado, garantindo energia para aproveitar a festa, e optar por pequenas refeições ao longo do dia, para não ficar com muita fome e acabar comendo demais. Por fim, não se esqueça de descansar e ter uma boa noite de sono”, aconselha a especialista.

Depois da folia, é recomendado aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras em 25% a 30%. “Isso vai ajudar a repor as vitaminas e os minerais perdidos e a diminuir a sensação de inchaço. Prefira alimentos ricos em fibras, que ajudam a controlar o apetite e a sensação de saciedade”, explica Thais.

A prática regular de atividades físicas também é importante, porque ajuda a queimar calorias e a melhorar a circulação sanguínea. “Se você está seguindo uma dieta fitness, lembre-se de não se culpar por eventuais excessos. O mais importante é retomar a rotina alimentar o mais rápido possível e manter a regularidade nos exercícios  físicos”, aconselha.

Sobre a Estância do Lago – Spa & Wellness

Criado em 1985, o Spa tem como filosofia promover o bem-estar e a qualidade de vida de forma personalizada, na integração entre os hóspedes e as belezas naturais do local. Oferece programas de emagrecimento e reeducação alimentar, além de um ambiente completo para quem busca relaxamento para o corpo e a mente. Possui equipe multidisciplinar para a realização de consultas médicas e psicológicas, orientações nutricionais, atendimento com preparador físico e serviços de enfermagem. Na área de estética, dispõe de diversos procedimentos.

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >