Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro

Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico que reuniu concessionárias e especialistas em Curitiba

O transporte ferroviário é considerado o modal mais limpo e eficiente para escoar a produção agrícola e mineral do Brasil — e vem ganhando ainda mais protagonismo com as demandas de sustentabilidade. Hoje, cerca de 28% do PIB nacional passa pelos trilhos, e o avanço tecnológico se tornou essencial para reduzir custos, aumentar a vida útil da malha e prevenir acidentes.

Nesse contexto, a digitalização e o uso de inteligência artificial surgem como aliados estratégicos para levar o setor a um novo patamar. As inovações foram tema central do 2º Workshop Técnico do Setor Ferroviário, realizado em Curitiba, que reuniu concessionárias como MRS, Rumo, Vale, MetrôRio, Motiva, Trivia e VLI,  além de especialistas acadêmicos. O encontro foi promovido pela Loram South America, que apresentou soluções de monitoramento digital e softwares capazes de prever falhas com precisão.

Segundo o diretor de Serviços Digitais da Loram, Wesley Thomas, o software Digital Twin identifica a causa raiz de defeitos nos trilhos e na bitola (distância entre as rodas), prevenindo falhas graves. “Esse software torna a nossa prestação de serviço ainda mais eficaz, prevenindo acidentes e aumentando a vida útil dos trilhos”, explicou.

Outra iniciativa destacada foi a parceria com a inglesa One Big Circle, que permite instalar câmeras em locomotivas e carros de inspeção para gerar imagens que alimentam sistemas de manutenção preditiva. “Estamos passando por uma digitalização muito forte do setor, que ajuda a priorizar onde está a necessidade de intervenção e eleva a segurança das ferrovias”, afirmou o diretor executivo da Loram Brasil, Murilo Martins.

Além disso, foi apresentado o sistema Aurora, de mapeamento dos dormentes, que com apoio da IA projeta o tempo de vida útil da base dos trilhos e aponta o momento ideal para substituições. Para Martins, o avanço tecnológico está diretamente ligado à agenda de sustentabilidade: “A ferrovia é o modal mais limpo, essencial para reduzir emissões. O futuro do setor depende de investimentos que unam segurança, produtividade e responsabilidade ambiental”, destacou.


Palestras e debates do evento

Durante o dia foram abordados outros temas, como: “Tribologia Aplicada ao contato roda/trilho”, palestrante Dr. Gustavo Tressia do Instituto Tecnológico Vale (ITV), “Benefícios do desguarnecimento de ombro: aspectos técnicos e econômicos”, palestrante Antônio Merheb consultor da MRS Logística e vice-presidente da International Heavy Haul Association (IHHA) e “Solda elétrica móvel – vantagens econômicas e técnicas”, palestrante Dr. Luiz Henrique Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, aconteceram vários debates entre especialistas da RUMO, Motiva (CCR), MetrôRio e MRS, com mediadores sobre os “Benefícios do esmerilhamento na vida útil dos trilhos da Rumo”, “Uso do GPR orientado à planejamento de manutenção do lastro”, “Desafios da manutenção em trilhos em sistemas metroviários” e “Desafios do esmerilhamento em carga pesada em mineradora”.


Mais informações

A Loram South America é uma empresa americana do setor logístico ferroviário fundada há 70 anos e que iniciou suas operações no Brasil há mais de dois anos. Atualmente, está presente em 27 países e é líder nos serviços de manutenção de trilhos, serviços de inspeção e otimização de infraestrutura e equipamentos ao redor do mundo. Seu conceito é o “Conhecimento e tecnologia de ponta a ponta”, que sintetiza o propósito da Loram de oferecer soluções completas, combinando expertise técnica e inovação em cada etapa do serviço. Mais informações: https://loram.com/pt-br/.

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >