Digitalização pode ampliar em até 60% vendas on-line no setor automotivo

Grupo de concessionárias incrementa faturamento ao apostar em estratégia digital que apoia inovação

A resistência à transformação digital pode colocar em risco o futuro de corporações inteiras. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, cerca de 70% das iniciativas falham devido à falta de aceitação interna das mudanças. No entanto, mais do que uma atualização ou a busca por competitividade, possuir processos digitalizados é questão de sobrevivência. Para abrir as portas para a inovação, o primeiro passo deve estar direcionado na clareza da comunicação de metas e valores, para, então, implementar soluções personalizadas que facilitem a jornada dos clientes e gerem oportunidades de negócios. A indústria automotiva está inserida nesse cenário e concessionárias que resistem às novidades ficam para trás em um mercado cada vez mais disruptivo. 

Isso se torna ainda mais desafiador para empresas que estão há décadas consolidadas no mercado. Na Saga, a digitalização foi acelerada durante a pandemia e permitiu a quebra de paradigmas. Após quase 50 anos de atuação, em 2018, o grupo de concessionárias decidiu apostar em soluções tecnológicas para alcançar um bom desempenho com as decisões tomadas a partir de dados. “Batemos recorde de faturamento e, atualmente, temos lojas em que mais de 60% das vendas são provenientes dos canais digitais. Nossa participação no mercado cresce a cada ano, com uma nota que alcança a marca 9 na métrica de avaliação da satisfação dos clientes”, destaca Mariana Maia, diretora de marketing estratégico da Saga.

As estratégias foram desenvolvidas por especialistas da startup que lidera a digitalização de concessionárias no Brasil. “A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. E para personalizar esse atendimento, é preciso se apoiar em serviços multicanais de ponta a ponta e chatbots fundamentados na Inteligência Artificial”, detalha Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, parceira da Saga nesse processo. Na avaliação dele, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica afrontar vários desafios, entre eles o fato de que seguir as principais tendências com velocidade já não é mais o suficiente.

Mudança cultural e maturidade digital

Em sua jornada de busca pela maturidade digital, a Saga enfrentou o desafio da mudança cultural junto à equipe. “A tecnologia é apenas uma parte da digitalização e as pessoas são muito importantes nesse processo. Assim, para mudar nossa cultura, investimos constantemente em treinamentos e palestras para que a experiência seja a melhor possível. Queremos nos consolidar cada vez mais como uma empresa de mobilidade desburocratizada e, para isso, estamos investindo forte em inovação”, explica Mariana.

Passando pela etapa organizacional junto à implementação tecnológica, a Saga alcançou uma taxa de conversão em seu site de 12% com um crescimento no número de leads de 115%, no período entre junho de 2022 e maio de 2023. No total, foram 11 milhões de visualizações nas páginas, 4 milhões de sessões e 2,9 milhões de usuários. Além disso, houve uma queda superior a 40% na taxa de rejeição nos acessos em comparação com a concorrência. 

“As soluções da Dealersites nos permitiram uma alavancagem nas conversões, reduzindo a nossa taxa de rejeição e aumentando o tempo do cliente no site. Isso é resultado da melhoria constante que fazemos em parceria, com análises e estratégias conjuntas. Nosso sonho é encurtar a jornada de compra do cliente e integrarmos vários sistemas para acompanharmos o lead de ponta a ponta, usando o CRM conforme a etapa em que o cliente se encontra, e tornando a experiência o mais digital possível”, compartilha Mariana.

“Inovação é a palavra de ordem para o setor automotivo”. A frase de Marcos Pavesi reflete a mudança de postura dos consumidores e a necessidade do mercado em olhar para  esse horizonte digital, entendendo que a tendência comportamental anda paralela a outras necessidades. “É preciso enxergar as novas oportunidades de negócios sem esquecer a importância de investir em tecnologias que aproximam as empresas de potenciais clientes”, conclui o head comercial da Dealersites.

Sobre a Dealersites

A Dealersites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de mil clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >