Direito Médico e Bioética: Decisões Paradigmáticas

Obra coletiva de 64 profissionais é lançada no I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN

O lançamento do livro “Direito Médico e Bioética: Decisões Paradigmáticas” marcou o encerramento do I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do Instituto Miguel Kfouri Neto (IMKN), nos dias 28 e 29 de novembro, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Coordenada pela presidente do IMKN, Rafaella Nogaroli, e pelo professor e desembargador Miguel Kfouri Neto e escrita por 64 profissionais do Direito e da Saúde, a obra serve como um guia para advogados, magistrados e bioeticistas que desejam compreender a aplicação de teorias jurídicas e (bio)éticas em situações reais, auxiliando na atuação profissional e tomada de decisões.

O livro tem 362 páginas, divididas em quatro partes, com 35 capítulos. A parte I foca as responsabilidades civil, penal e ética. A parte II explora aspectos processuais dos litígios no Direito Médico e apresenta reflexões sobre o entendimento jurisprudencial de diversas questões da Saúde Suplementar. A parte III se dedica a dilemas bioéticos em diversas especialidades médicas. Por fim, a parte IV aborda a proteção de dados de saúde e os impactos de inovações tecnológicas no setor.

“O livro é um recurso indispensável para todos os profissionais interessados nas complexas intersecções entre Direito e Medicina. Estudar o Direito Médico e a Bioética por meio da análise das decisões judiciais é essencial, porque possibilita a compreensão prática tanto para advogados, quanto para magistrados de como a Jurisprudência está sendo formada e orientada”, explica a presidente do Instituto Miguel Kfouri Neto, Rafaella Nogaroli.

Share:

Latest posts

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-3707
Projeto do Sicredi de combate às mudanças climáticas é reconhecido no maior evento de cooperativismo de crédito do mundo em 2026
Durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, a Fundação WOCCU firmou acordo para apoiar...
Saiba mais >
andreoito-177-1
Operário Ferroviário promove "Fantasma Day" no Shopping Plaza Campos Gerais
Ação busca ampliar o número de associados e apresenta detalhes inéditos do projeto de modernização do...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2026-08-03-at-11.45
Primeiro vestibular da UFPR em fase única terá simulado gratuito e aberto ao público
Aberta ao público geral, a iniciativa do Curso Positivo prepara estudantes para o novo vestibular da...
Saiba mais >
foto-19-BRW
BRW conquista quatro troféus na principal feira de papelaria da América Latina
Estreante no mercado de beleza, a BRW foi reconhecida por unir cosméticos e papelaria para o público...
Saiba mais >