Do pop ao sertanejo: pesquisa revela gosto musical do curitibano

Levantamento realizado pelo Teatro Positivo contou com mais de 1.800 participantes

Coldplay, Taylor Swift, Bruce Dickinson, Joss Stone, Maite Perroni, Jonas Brothers… uma pesquisa recente trouxe informações sobre os gostos musicais favoritos do público que frequenta teatros em Curitiba e descobriu que o estilo favorito é o pop (12%). A pesquisa foi realizada pelo Teatro Positivo durante o primeiro semestre de 2023, como parte das comemorações de 15 anos do terceiro maior teatro do Brasil. O segundo estilo musical preferido é MPB (11,9%), seguido por rock (10,8%), sertanejo (8,6%) e samba (7,1%). 

Na pesquisa, que contou com a participação de mais de 1.800 pessoas, também foi possível observar que 65% do público que frequenta o Teatro Positivo é do sexo feminino e 35% masculino. Quando se trata de idade, os dados ganham importância, pois 15% têm entre 31 e 40, 16% estão na faixa etária de 41 a 50, 15% entre 51 e 60  e 17% dos espectadores têm entre 60 e 70 anos. “Ou seja: 63% do público consumidor de cultura tem mais de 30 anos, mesmo com 50% de desconto na meia entrada para estudantes. Isso nos alerta para a necessidade de promover ações de incentivo e acesso aos espetáculos para os jovens”, afirma Eduardo Faria Silva, diretor da UP Experience, empresa responsável pela gestão do Teatro Positivo.

A pesquisa revelou ainda os principais canais na hora de buscar informações sobre cultura. A plataforma mais utilizada é o Instagram, com 75% dos participantes recorrendo a essa rede social em busca de detalhes sobre eventos e apresentações de teatro. Além disso, o Google também desempenha um papel significativo, sendo consultado por 46% dos respondentes. Não podemos deixar de mencionar a relevância de fontes tradicionais, como amigos e imprensa, que são fontes confiáveis para 38% dos entrevistados, e a Disk Ingressos, que desempenha um papel importante para 37% da audiência no momento da busca por informações sobre espetáculos. Esses dados refletem a diversidade de canais utilizados pela comunidade interessada em eventos culturais na capital paranaense.

Analisando mais detalhadamente os dados, 81% do público tem preferência por acompanhar shows musicais, 41% stand up comedy e 36% peças teatrais. Para Eduardo Faria, essa pesquisa trouxe informações importantes sobre os interesses dos frequentadores. “O levantamento nos mostra visões valiosas sobre as preferências artísticas, os interesses culturais e as expectativas dos frequentadores do teatro. Isso nos ajuda a definir as atrações e a adaptar a nossa programação de acordo com a preferência do nosso público”, enaltece o diretor. 

O estudo revelou também as principais áreas de destaque que o público identifica no Teatro Positivo. O conforto, mencionado por 77% dos entrevistados, é o aspecto mais valorizado, evidenciando o foco na satisfação do espectador. Em seguida, a qualidade do som recebeu uma taxa de aprovação alta, com 71% – mostrando a importância da acústica nas apresentações. A iluminação também foi destacada por 64% dos participantes como uma característica que contribui para a atmosfera dos espetáculos. A qualidade das atrações, com 57%, é outro ponto forte que ressalta a capacidade do Teatro Positivo em atrair artistas renomados. Além disso, questões práticas, como estacionamento (55%) e segurança (50%) também foram consideradas satisfatórias, enfatizando a preocupação com o conforto do público. 

O diretor enfatiza o compromisso da equipe em aprimorar constantemente a experiência dos frequentadores do teatro: “com base nos resultados da pesquisa, vemos a necessidade de acompanhar a tradição do teatro, mas estar atento às inovações que permitem uma experiência única para o público”.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >