Doação de imposto de renda devido pode beneficiar pacientes de hospitais 100% SUS

Pessoas físicas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido para instituições filantrópicas e abater do valor que seria pago à Receita Federal. As doações beneficiam uma série de instituições, como é o caso do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), que atua 100% no Sistema Único de Saúde (SUS) e depende de ações como a destinação do IR para superar o déficit causado pela concentração dos atendimentos de grande parte dos traumas da capital e Região Metropolitana desde o início da pandemia. Em 2022, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda foi ampliado até o dia 31 de maio.

Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o Hospital Universitário Cajuru realiza, em média, 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais. Por isso, doações via renúncia fiscal tornaram-se fonte importante de recursos financeiros, inclusive mudando a realidade da organização. “Somos uma instituição que presta um serviço essencial à sociedade. E a doação do Imposto de Renda é fundamental para a manutenção desse serviço, que, por ser filantrópico e 100% SUS, atua com um déficit de cerca de R$ 1,5 milhão ao mês”, destaca o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.

Regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais, as doações de IR têm grande potencial de arrecadação. Os recursos contribuem para a manutenção das atividades e garantem a humanização do atendimento. Também, ajudam na capacitação dos profissionais e no investimento em pesquisa e tecnologia. A destinação de recursos via Imposto de Renda permite que o contribuinte, além de cumprir a sua obrigação com o governo federal, tenha a oportunidade de ajudar a viabilizar a continuidade de serviços de excelência que são oferecidos por organizações filantrópicas.

Como doar

A destinação do imposto é fácil e sem custos. Sendo feita para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná. Pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo até 3% do imposto devido na declaração a ser entregue este ano, independentemente se o contribuinte tiver imposto a restituir ou a pagar, e até 6% do imposto devido a ser declarado em 2023. No caso de quem tenha valor a pagar, o montante doado para a instituição escolhida será subtraído da parcela a ser paga. Já no caso de restituição, o valor doado será somado à restituição que ele tem a receber e é corrigido pela Taxa Selic. Para saber o valor que pode ser destinado, o contribuinte pode calcular com base no recibo de entrega da declaração.

A ficha a ser preenchida é “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve-se informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido. As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais.

Para mais informações sobre doações via restituição de Imposto de Renda ao Hospital Universitário Cajuru, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone (41) 99685-9405 ou pelo e-mail mobilizacao.recursos@hospitalcajuru.com.br.

Share:

Latest posts

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
O Ventura Shopping realiza, nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h30, um tributo ao RBD como parte da...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
Companhias que promovem a diversidade colhem benefícios como inovação, criatividade e um ambiente de...
Saiba mais >
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >