Editora Positivo lança guia de acessibilidade

[flgallery id=1970 /]
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
Considerando a magnitude e a amplitude do tema, a Editora Positivo, em parceria com a Universidade Positivo, lança, no dia 3 de dezembro de 2018, o guia de acessibilidade “Hora de Incluir: primeiros passos para a inclusão no contexto educacional”, voltado a pais e educadores de pessoas com deficiências sensoriais e motoras, síndromes, altas habilidades/superdotação ou transtornos de desenvolvimento. “Como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade”, argumenta o diretor editorial da Editora Positivo, Joseph Razouk Junior.
O guia se propõe a apoiar a comunidade educacional com informações atualizadas e sugestões práticas de como promover a inclusão, favorecendo a conscientização e estimulando uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades. “Como educadores, nosso papel é formar cidadãos que saibam conviver, respeitar e aprender com a diversidade”, ressalta Razouk Junior.
A inclusão escolar é um direito estabelecido em diversos documentos legais, tanto pelo viés do direito à educação quanto pelo direito à acessibilidade. “Mais que uma questão teórica, a presença destes alunos confirma o caráter inclusivo das salas de aula e demais espaços educacionais, uma vez que as instituições educacionais refletem a diversidade humana que existe em nossa sociedade”, afirma a Professora Karina Tomelin, uma das participantes do projeto. Segundo ela, para ser de fato um ambiente escolar/acadêmico, a instituição deve proporcionar uma educação de qualidade e com livre acesso para todos. “É necessário que escolas e instituições de ensino superior modifiquem os espaços, as metodologias e a cultura institucional preparando-se para a recepção de estudantes em quaisquer situações. Nesse sentido, falamos de um local acessível e inclusivo”.
O material traz orientações específicas para cada público que se relaciona com as crianças, além de um passo-a-passo de como receber essa criança na escola. “As ações para as pessoas com deficiência, transtornos, síndromes e altas habilidades precisam ser efetivas e realmente promover a inclusão, atendendo à diversidade. Para além de meramente cumprir questões legais, há necessidade de que essas ações sirvam para promover a igualdade e a equidade entre todos”, reforça Karina.
O diretor editorial da Editora Positivo, Joseph Razouk Junior, conclui: “o guia se apresenta como um compêndio de informações e dicas, mas está longe de ser o final. É apenas mais uma maneira de contribuir com a sociedade, chamar a atenção e dar norte para situações que nos deparamos cotidianamente. Mais importante do que o resultado é o processo, portanto este documento sempre estará em crescimento e evolução, e sempre será motivo de reflexões acadêmicas. Afinal, a cada dia nos deparamos com novas e inusitadas necessidades e precisamos encontrar o melhor caminho para que possamos ser individualmente cada um, mas, ao mesmo tempo, para que possamos construir um coletivo e uma sociedade que prime pela igualdade, pela reciprocidade e pela inclusão”.
Em versão digital, estará disponível a todos os interessados, a partir de 3 de dezembro no site editorapositivo.com.br/horadeincluir
 
Sobre a Editora Positivo
Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Nova operação de 1.200 m² está instalada no piso G1, com estacionamento gratuito para alunos, área kids...
Saiba mais >
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Tabagismo está entre os principais fatores de risco para doenças da boca; cirurgiã-dentista orienta sobre...
Saiba mais >
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"
Cinesystem reexibe o primeiro filme da saga em 30 de agosto, com experiência temática no Ventura Shopping Os...
Saiba mais >
Sarah Laurindo
Ventura Shopping promove segunda edição do Encontro de AUmigos em celebração ao Dia do Cachorro
Evento gratuito reúne pets, tutores e parceiros em uma tarde de atividades, entretenimento e incentivo...
Saiba mais >